Connect with us

Geral

Professores são capacitados para levar educação de trânsito às escolas

imagem 192

O 1º Encontro Virtual de Formação de Professores, realizado na terça-feira, 25 de maio, pela Secretaria Municipal de Transportes (Setransp) e Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), discutiu propostas pedagógicas sobre mobilidade sustentável, inclusiva e segura. 

 

 

Advertisement

 

 

O objetivo da capacitação é integrar estes conteúdos ao currículo escolar da Educação Básica (Educação Infantil ao Ensino Médio). Estão previstos mais cinco encontros até o final do ano. 

Advertisement

 

 

 

Advertisement

“A formação leva a educação para a mobilidade às escolas”, destaca o secretário municipal de Transportes, Vinícius Riverete. “Vamos oferecer recursos para os professores trabalharem esses temas, que são fundamentais ao uso consciente dos espaços urbanos”.   

 

 

Advertisement

 

 

O encontro foi transmitido ao vivo no canal da Emdec no YouTube (www.youtube.com/emdecoficial). O vídeo da transmissão pode ser acessado em bit.ly/transmissao2505. 

Advertisement

 

 

 

Advertisement

Participaram educadoras da Emdec, a Secretaria Municipal de Educação e a diretoria de Ensino Campinas Oeste. Também apoiaram o evento o Comitê Intersetorial pela Primeira Infância Campineira (PIC) e a diretoria de Ensino Campinas Leste. 

 

 

Advertisement

 

 

 

Advertisement

Na abertura, o presidente da Emdec, Ayrton Camargo e Silva, destacou a importância dos programas de educação de trânsito da empresa, fortalecidos pelas parcerias. “Ficamos muito felizes com o assentamento dos nossos valores de reforço da segurança no trânsito, herança clássica dos anos 70 e 80, e com a discussão de formas mais sustentáveis de deslocamento”, declarou. Segundo Camargo, a mobilidade consciente pode “favorecer a inclusão social, qualificar a vida na cidade e ensejar maior participação dos munícipes nas escolhas corretas”. 

 

 

Advertisement

 

 

 

Advertisement

Plano de Educação 2021-2024 

 

 

Advertisement

 

 

 

Advertisement

Na sequência, a gerente de Educação para a Mobilidade da Emdec, Roberta Mantovani, falou sobre o Plano de Educação para a Mobilidade 2021-2024. “Temos estas ações de conscientização como bússola, eixo de trabalho e diretriz para a construção da segurança no trânsito em Campinas”, destacou.

 

 

Advertisement

 

 

Mantovani apresentou os objetivos gerais e específicos do plano, que envolve a promoção de espaços de conhecimento, a qualificação dos profissionais de trânsito e transporte e a redução de acidentes. Também são diretrizes promover a cultura de paz e valorizar o transporte público, a mobilidade a pé, de bicicleta, a memória e a história. A educadora detalhou os pilares deste planejamento. 

Advertisement

 

 

 

Advertisement

 

 

Já a líder do Processo de Educação e Cidadania da Emdec, Mariangela Pereira, abordou especificamente a formação dos professores. 

Advertisement

 

 

 

Advertisement

 

 

“Estamos oferecendo ferramentas para a educação de trânsito, considerando a atual realidade do ensino híbrido. Sabemos dos desafios que as escolas têm enfrentado desde o ano passado, quando precisaram se reinventar, e contribuímos tanto metodologicamente quanto com inspirações pedagógicas”, comentou. 

Advertisement

 

 

 

Advertisement

 

 

Autonomia moral 

Advertisement

 

 

 

Advertisement

 

 

A formação teve a presença da psicopedagoga convidada Flávia Vivaldi, doutora em Educação e mestre em Psicologia Educacional pela Unicamp. Vivaldi também é especialista em Relações Interpessoais e Desenvolvimento da Autonomia Moral na Escola, pela Unifran, e mestre em Programas de Intervenção Psicológica em Contextos Educativos pela Faculdade de Psicologia da Universidad Complutense de Madrid.  

Advertisement

 

 

 

Advertisement

 

 

 

Advertisement

 

O tema central da palestra foi a autonomia moral do sujeito, mecanismo fundamental para a pacificação do trânsito. “A legislação envolve a regulação externa de nossas ações, mas o ideal é que haja uma internalização destas regras, a partir da compreensão dos princípios”, observou. “É necessário o sentimento interno de aceitação e obrigação para com as normas, em um processo de autorregulação”. 

 

Advertisement

 

 

 

Advertisement

 

Ou seja, não bastaria saber o que é certo; seria preciso querer fazer o certo. “Precisamos de sujeitos críticos e autônomos, com a reciprocidade prevalecendo nas relações. Nós só chegaremos a esta autonomia moral se houver a presença e o exercício do respeito mútuo”, esclareceu. 

 

Advertisement

 

 

 

Advertisement

 

Parcerias

 

Advertisement

 

 

 

Advertisement

 

A coordenadora setorial de Formação da Secretaria Municipal de Educação, Eliana da Silva Souza, agradeceu pelo empenho da Setransp/Emdec: “Continuaremos construindo esta parceria e avançando nas propostas formativas”. 

 

Advertisement

 

 

 

Advertisement

 

A professora-coordenadora do Núcleo Pedagógico da diretoria de Ensino Campinas Oeste, Maristela Coccia Moreira de Souza, também falou sobre o evento. “Sempre abraçamos esta causa da educação para o trânsito, pensando na população de Campinas e em nossa rede de estudantes”, ressaltou. 

 

Advertisement

 

 

 

Advertisement

 

Maio Amarelo 

 

Advertisement

 

 

 

Advertisement

 

O encontro integra a programação do Maio Amarelo Campinas 2021, movimento em defesa da vida no trânsito. Acesse informações e materiais do Maio Amarelo em www.emdec.com.br/maioamarelo.  

 

Advertisement

 

 

 

Advertisement

Interessados em mais orientações sobre a formação de professores podem entrar em contato pelo e-mail [email protected].  

 

 

Advertisement

 

 

 

Advertisement

 

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare