Connect with us

Geral

Campinas adere à Campanha de Multivacinação para crianças de até 5 anos em escolas

Campanha de Multivacinação

Campinas está participando da Campanha de Multivacinação do Estado de São Paulo, com foco na imunização de doenças preveníveis nas escolas públicas de ensino infantil. O objetivo principal é aumentar a cobertura vacinal das crianças de até 5 anos que estão matriculadas na rede municipal.

A partir desta segunda-feira, 18 de março, a Secretaria de Saúde iniciará um processo de análise de dados cruzados entre a Secretaria de Saúde e a Secretaria de Educação. Esse cruzamento considerará novas matrículas em 2024 e possíveis mudanças entre os centros de educação infantil (CEIs) para identificar as crianças que possuem cadernetas de vacinação incompletas, de acordo com o esquema definido pelo Calendário Vacinal.

É importante ressaltar que, no segundo semestre de 2023, Campinas realizou diversas ações de vacinação em cerca de 60 escolas durante a campanha daquele ano.

Advertisement

A coordenadora do Programa de Imunização de Campinas, Chaúla Vizelli, explicou que, devido aos esforços concentrados no combate à epidemia de dengue, não haverá, neste momento inicial, uma ação de vacinação direta nas escolas. Em vez disso, será realizada uma busca ativa para identificar as unidades de ensino com maior número de crianças com esquemas de vacinação incompletos, a fim de enviar comunicados aos pais e responsáveis e entrar em contato com eles.

Objetivos da Campanha de Multivacinação

A campanha tem como objetivo atualizar a cobertura vacinal para doses contra diversas doenças, incluindo poliomielite, meningocócica C conjugada, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), febre amarela, pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e doenças invasivas causadas pelo Haemophilus influenzae B), HPV (entre 9 e 14 anos), meningocócica ACWY e covid-19. A Saúde também ressalta que outros imunizantes para crianças e adolescentes estão disponíveis.

Chaúla destacou que os centros de saúde possuem doses disponíveis, e as salas de vacinação estão operando normalmente conforme o horário de cada unidade básica. Ela enfatizou que os adultos também podem atualizar suas cadernetas de vacinação, se necessário.

Advertisement

A campanha representa mais uma oportunidade para aumentar a cobertura vacinal, independentemente da forma como as pessoas decidirem participar. Os índices de cobertura em 2023 variaram entre 80,4% e 102,2%, incluindo crianças de outras cidades que foram imunizadas em Campinas.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare