Connect with us

Geral

Semáforos da Avenida Carlos Grimaldi receberam tecnologia ‘inteligente’

imagem 282

Os conjuntos semafóricos instalados pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) no cruzamento da Avenida Carlos Grimaldi com a Rua Professor Ary Monteiro Galvão, na região da Vila Madalena, já contam com a tecnologia “inteligente”, que permite a otimização da fase verde com base na demanda veicular. Os novos semáforos entraram em operação no último dia 18 de agosto. 
Quatro câmeras foram instaladas, uma por aproximação, em colunas que antecedem os semáforos. A partir da intensidade da passagem de veículos identificada pelas câmeras, o sistema regula, automaticamente, o tempo de permanência na fase verde, reduzindo o período ocioso e a espera semafórica, dando mais fluidez ao trânsito.  
A Emdec investiu R$ 245 mil na instalação dos conjuntos semafóricos e revitalização da sinalização; e cerca de 50 mil na implantação das câmeras e equipamentos periféricos.  
Entre as vantagens dos semáforos “inteligentes” estão a adaptação às condições de trânsito, diminuição do registro de lentidões, dos períodos de pico e do desrespeito às fases semafóricas. O sistema amplia, portanto, a segurança viária e previne acidentes.   
As câmeras não são utilizadas para a fiscalização de trânsito. Assim, não detectam avanço semafórico, excesso de velocidade ou qualquer outro tipo de infração de trânsito.  
Pontos contemplados 
Campinas conta com nove cruzamentos com a tecnologia “inteligente”. Nesta quinta-feira, 25 de agosto, o sistema foi implantado no cruzamento da Avenida Engenheiro Augusto Figueiredo com a Rua da Abolição, na região da Vila Progresso.  
Também já receberam a tecnologia os seguintes cruzamentos: Avenida Theodureto de Almeida Camargo x Rua Carolina Florence (Jardim Nossa Senhora Auxiliadora, região do Taquaral); Rua Dr. Pereira Lima x Avenida General Euclides de Figueiredo x Avenida Dr. David Vicente (Vila Industrial); Via Expressa Waldemar Paschoal x Rua Antônio Cesarino (Centro); Avenida Suaçuana x Avenida Jacaúna (Vila Aeroporto); Rua Engenheiro Cândido Gomide x Rua Camargo Paes (Jardim Guanabara); Avenida das Amoreiras x ruas Maria Anna Cremasca Levantezi x Antônio Vicente Levantezi (Parque Montreal); e Via Expressa Waldemar Paschoal x Avenida Marechal Carmona (projeto piloto).   

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare