Connect with us

Geral

Blitz da Emdec e GM na avenida Cônego Antônio Roccato resulta em 25 autuações

operacao_campinas

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e a Guarda Municipal realizaram a terceira operação de fiscalização de 2024 na tarde desta quinta-feira, 11 de janeiro, na avenida Cônego Antônio Roccato, no sentido Centro – bairro, na altura da Escola Técnica Estadual Conselheiro Antônio Prado.  

Foram 83 abordagens (61 motocicletas, 17 carros, um caminhão e quatro utilitários) e 25 autuações no total, sendo 19 aplicadas a condutores de motocicletas e seis aplicadas a motoristas de carros. A Guarda Municipal abordou 103 pessoas, sendo 89 homens e 14 mulheres.  

Pela primeira vez nas operações integradas, houve a apreensão de um veículo com adulteração na cor. Um Honda Civic, originalmente cinza, estava envelopado na cor branca. O condutor foi autuado e o veículo retido para regularização no local. O adesivo foi parcialmente retirado, como prevê a legislação e o condutor liberado.  

Advertisement

De acordo com o artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro, conduzir veículo com cor ou característica modificada é infração grave, passível de multa no valor de R$ 195,23 e retenção do veículo para regularização. A infração soma cinco pontos à CNH do proprietário. 

Balanço blitz 

Três motocicletas e um carro foram recolhidos ao Pátio Municipal. Dezoito veículos, sendo 16 motocicletas e dois carros, foram retidos com irregularidades que poderiam ser sanadas no local. Destes, três motocicletas e um carro não regularizaram a situação e foram removidos.

Advertisement

Vinte e nove motociclistas e garupas que estavam com a viseira levantada receberam orientações educativas sobre a importância de utilizar os equipamentos de segurança obrigatórios, da forma correta.  

3ª operação de 2024 

As operações integradas com as forças de segurança buscam ampliar a segurança dos condutores a partir da dissuasão de comportamentos de risco.  Trata-se da terceira operação integrada de fiscalização realizada neste ano. Nos dias 4 e 5 de janeiro, as blitze ocorreram na avenida Prefeito José Nicolau Ludgero Maselli e na avenida Ruy Rodriguez, respectivamente. 

Advertisement

As operações envolvem a Guarda Municipal (GM), Polícias Civil, Militar e Rodoviária e o Comando de Policiamento de Trânsito da Polícia Militar do Estado de São Paulo (CPTran/PMESP).  

As abordagens estão baseadas na aplicação da Lei 14.599/2023, que ampliou as competências dos órgãos municipais no que se refere à fiscalização de trânsito. Desde então, os agentes da Mobilidade Urbana podem fiscalizar diversos enquadramentos do Código de Trânsito Brasileiro, entre eles o estado de conservação dos veículos e a documentação.  

A fiscalização é um dos pilares da Campanha #Desacelera – Não ultrapasse o limite da vida, lançada pela Emdec em parceria com a Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global (BIGRS), que busca alertar condutores sobre a importância do respeito aos limites de velocidade. 

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare