Connect with us

Geral

Debates resultam em projetos para a gestão de pessoas no setor público

imagem 200

Iniciada em janeiro, com todos os encontros virtuais, a Jornada “Transformação da Gestão de Pessoas no Setor Público” reuniu a Prefeitura de Campinas, a Comunitas e a Fundação Lemann, e foi encerrada em um encontro on-line realizado nesta segunda-feira, 21 de novembro. O prefeito de Campinas, Dário Saadi, também participou, e assistiu às apresentações de Campinas e de outros municípios, junto aos respectivos prefeitos.
A jornada teve como meta apoiar os municípios para alcançarem uma gestão mais eficiente, e gerar melhorias na prestação de serviços. Em Campinas, a Jornada resultou na criação de um laboratório de inovação em gestão de pessoas.
De acordo com o prefeito Dário Saadi, o projeto representa um avanço: “faço um agradecimento especial aos parceiros que participaram desse esforço de modernização da gestão de pessoas. Esse não é um piloto, mas um projeto completo que, sem dúvida, vai melhorar nossos serviços e os processos internos da Prefeitura de Campinas”.
Segundo a secretária de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Eliane Jocelaine Pereira, a Prefeitura buscou, ainda em 2021, uma parceria com a Comunitas, permitindo a participação da cidade em uma primeira jornada. Essa experiência inicial culminou no desenvolvimento de uma nova metodologia de trabalho, base para uma nova política de gestão de pessoas.
A partir disso, ficou muito claro que precisávamos focar no servidor, no desenvolvimento de suas potencialidades, para um serviço público com mais efetividade e qualidade. O laboratório é vinculado à EGDS (Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor) para pensar soluções em gestão de pessoas a partir do conhecimento dos próprios servidores”, contou.
Além de Campinas, a jornada teve a participação de Fortaleza (CE), Maceió (AL), Niterói (RJ), Pelotas (RS) e Ribeirão Preto (SP). A prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas; e o vice-prefeito de Fortaleza, Elcio Batista, também participaram do evento. O encerramento teve ainda considerações da gestora de Gestão e Investimento Social da Comunitas, Patrícia Loyola, que deixou um ensinamento: “o apoio político é fundamental para que as transformações não parem por aqui”.
A Comunitas é uma organização da sociedade civil que implementa parcerias entre os setores público e privado, gerando maior impacto do investimento social, com foco na melhoria dos serviços públicos.
Inovação
O laboratório de inovação é um espaço colaborativo que foi anunciado em 26 de outubro. Seu objetivo é fomentar a inovação, estimular a criatividade, promover boas práticas e modernizar processos de gestão de pessoas na prefeitura.
Segundo Milena Ranzini, responsável pela Coordenadoria de Apoio à Gestão e Projetos Integrados, o projeto de Campinas propiciou a criação do laboratório e, como consequência, a institucionalização do prêmio Gente que Inova e do programa de mentoria. “Esperamos consolidar um espaço para permitir a criação de novas ideias em gestão de pessoas e, para que a melhoria de processos também gere eficiência e agilidade no serviço público”, afirmou.
O Gente que Inova vai reconhecer servidores que contribuem para o aprimoramento das ações em suas áreas, além das mulheres, negros e pessoas com deficiência e LGBTQI+ que se destaquem como lideranças públicas. As inscrições de projetos estão abertas até dia 31 de janeiro de 2023. Já o programa de mentoria recebeu o nome de “Lidera” e é voltado para as lideranças públicas da prefeitura de Campinas.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare