Connect with us

Geral

Carnaval de Campinas atrai mais de 150 mil; Cultura celebra bom público e descentralização da folia

carnaval-cps

O Carnaval de Campinas atraiu mais de 150 mil foliões que foram às ruas e praças da cidade se divertir ao longo de nove dias. Esse número é 30% maior que no ano passado (118 mil). O balanço é da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, que deu estrutura e apoio aos blocos e atuou em ação conjunta e integrada aos órgãos de segurança – Guarda Municipal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Samu, Setec, Emdec, Sanasa, Serviços Públicos e Urbanismo, entre outros.

Foram mais de 55 desfiles de blocos e festas carnavalescas que se espalharam por toda a cidade. Quatro escolas de samba também participaram do Carnaval, presentes através dos seus blocos nas suas comunidades.

Foram 300 horas de folia marcada pela descentralização das atividades, nas regiões do Campo Grande, Ouro Verde, Vila Padre Anchieta, Nova Europa, Joaquim Egídio, Sousas, Barão Geraldo, Costa e Silva, São Bernardo, Centro e outros.

Advertisement

O público total de mais de 150 mil pessoas pôde contar com trânsito monitorado, sanitários químicos, policiamento, apoio médico, fiscalização de comércio, orientação de público e limpeza urbana. Os blocos inscritos tiveram apoio institucional para as suas produções e obtiveram alvará para todas as atividades culturais realizadas por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

O prefeito de Campinas, Dário Saadi, acompanhou o Carnaval e foi aos blocos Tomá na Banda, no Largo do Rosário, Centro; o Carna DIC, no Ouro Verde, e o Cupinzeiro, em Barão Geraldo. Ele destacou a estrutura e apoio da Prefeitura ao Carnaval de Rua. “Foi um Carnaval fantástico, com muita alegria e segurança. Fico feliz de ver a cidade curtindo a festa com responsabilidade”, disse Dário.

Pluralidade cultural

Advertisement

A secretária municipal de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli, destaca o aumento de público em todos os blocos. Ela também ressalta o perfil do folião que teve bloco a escolher conforme o seu perfil, “do seu jeitinho”. 

“Pra gente o mais importante é a consolidação do Carnaval de Rua de Campinas. A gente deseja que o folião encontre o bloco do seu perfil, aquele que mais lhe agrade e se divirta num Carnaval diverso, alegre e democrático”, disse.

O diretor de Cultura, Gabriel Rapassi, chama a atenção para o trabalho de Mapeamento de Intenção de Blocos de Carnaval, em dezembro, que permitiu o planejamento adequado de todas as estruturas necessárias para os blocos. “A partir das informações levantadas, foi possível informar com antecedência todos os órgãos parceiros e propor alterações em trajetos, quando necessários, sempre por diálogo com as comunidades envolvidas.”

Advertisement

O diretor de Turismo, Eros Vizel, acrescenta a importância de todo o trabalho que foi feito antecipadamente ao Carnaval, logo após o Mapeamento, o de pactuação e acompanhamento dos blocos. Ele destaca, num segundo momento, as reuniões de planejamento com todas as áreas, as do município e também das forças de segurança.

Outro passo importante para Eros foi o trabalho feito sob o ponto de vista de regularização, passo que foi dado a partir do ano passado que engloba a infraestrutura e apoio aos blocos. “Toda a ação do Carnaval foi uma operação coordenada. Isso também foi fundamental para monitorar todo o evento em tempo real e tomando as decisões necessárias para evitar problemas. Isto foi uma constante no trabalho avaliando as situações”, destaca Eros.

Turismo

Advertisement

Segundo o diretor, todo esse movimento de planejamento e integração entre as equipes tem como objetivo estruturar o Carnaval de Campinas para que seja também um vetor de oportunidades e incremento para o setor de turismo. A intenção é aumentar a área de influência do turismo para prospectar novos fluxos de turistas, além do regional.

O Carnaval de rua de Campinas recebe foliões de cidades da RMC como Indaiatuba, Sumaré, Valinhos, Vinhedo, Paulínia e, no passado e este ano atraiu pessoas de São Paulo, São Bernardo do Campo, Jundiaí e estrangeiros que estão na cidade a trabalho ou estudos ou em visita a familiares.

A Associação Comercial e Industrial de Campinas (Acic) estimou uma movimentação de R$ 1,6 milhão com hospedagem e hotelaria durante o Carnaval de 2024, uma alta de 6,7% em comparação com 2023 (R$ 1,5 milhão). 

Advertisement

Durante os dias de folia, três hotéis, com foco em lazer, registraram praticamente 100% de ocupação no período de festa; dois hotéis, que receberam retiros religiosos ou deram apoio a esses eventos, tiveram praticamente 100% de ocupação no período e os demais, sem os focos específicos, registraram ocupação entre 25% e 35% em média. Os dados são do Campinas e Região Convention & Visitors Bureau.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare