Connect with us

Geral

Dário Saadi reafirma compromisso da Prefeitura com o HIDS

imagem 25

O prefeito de Campinas, Dário Saadi, reafirmou o compromisso da Administração Municipal com o Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável (HIDS) durante reunião do Conselho do HIDS no Instituto de Pesquisas Eldorado, nesta quinta-feira, 3 de maio. A proposta do HIDS, que tem a Prefeitura como uma das participantes do Conselho Consultivo, é construir uma estrutura que articule iniciativas por meio de parcerias entre instituições para prover contribuições concretas ao desenvolvimento sustentável, incluindo ações que impactam os eixos social, econômico e ambiental. 

 

 

Advertisement

A área do HIDS (http://www.hids.unicamp.br/) está incluída no Polo de Inovação e Desenvolvimento Sustentável (PIDS), que também abrange a região onde fica o Polo de Alta Tecnologia e seu espaço de ampliação, os campi da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Pontifícia Universidade Católica (PUC-Campinas), além de entidades, empresas privadas e propriedades rurais. Originalmente, o Hub foi pensado como uma estrutura a ser criada na Fazenda Argentina – área de 1,4 milhão de metros quadrados adquirida pela Unicamp em 2013, contígua ao campus. Com o avanço da prospecção do projeto, que deverá concentrar uma série de atividades, a área alvo de planejamento passou a ser de 11,3 milhões de metros quadrados. 

 

 

Advertisement

Prioridade

 

 

Advertisement

“Dentro do nosso governo, o HIDS é prioritário. Não há um projeto na área de tecnologia como esse no Brasil. Além de termos a área física, também temos os atores. É uma proposta maravilhosa, fundamental para a cidade, e temos avançado bastante no que concerne à Prefeitura”, afirmou o prefeito Dário. Ele elencou ações que já estão sendo realizadas por sua gestão que contribuem para o desenvolvimento do projeto como, por exemplo, os debates realizados com a comunidade para aprovação do Projeto de Lei de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo do PIDS que levará à mudança do zoneamento da área do PIDS (que abrange o HIDS). A segunda rodada de oficinas sobre o tema com moradores de Barão Geraldo começou na última terça-feira, dia 2. Leia mais aqui: https://portal.campinas.sp.gov.br/secretaria/planejamento-e-urbanismo/pagina/pids-polo-de-inovacao-e-desenvolvimento-sustentavel

 

A reunião foi conduzida pelo professor Mariano Francisco Laplane, responsável pela coordenação executiva do projeto do HIDS. “A agenda 2023 está sendo executada com resultados positivos e nosso desafio é dar visibilidade e ganhar o apoio da cidade de Campinas”, destacou. O reitor da Unicamp, professor Antonio José de Almeida Meirelles, Tom Zé, por sua vez, disse que tem procurado divulgar o hub em todas as instâncias, como o governo federal, e que espera que em um futuro próximo surjam projetos embrionários dentro do hub. Ele destacou que a participação da Prefeitura é essencial. Isso também foi enfatizado pelo reitor da PUC-Campinas, Germano Rigacci Júnior, que frisou ainda que o Conselho está em um momento importante na trajetória de discussão do HIDS.

Advertisement

 

 

Antes da reunião, o prefeito foi recebido pelo superintendente do Instituto Eldorado (https://www.eldorado.org.br/), Roberto Soboll. Dário Saadi conheceu as instalações e laboratórios do Instituto, organização que também integra o Conselho do HIDS, e que trabalha nas áreas de software, hardware, microeletrônica, ensaios e testes, educação e consultoria, com projetos com foco em tecnologia e inovação. 

Advertisement

 

 

Além de Roberto Soboll, participaram do encontro outros membros do Conselho e as secretárias municipais de Planejamento e Urbanismo, Carolina Baracat; e de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Adriana Flosi.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare