Connect with us

Geral

Mini Pantanal Sanã é inaugurado em Campinas: saiba como visitar

mini pantanal sanã

A Fundação José Pedro de Oliveira (FJPO), responsável pela administração da Mata de Santa Genebra, inaugurou no Dia Mundial da Água, 22 de março, às 10h, o Mini Pantanal Sanã. Este novo espaço está localizado a 800 metros da sede da Mata de Santa Genebra, na rua Mata Atlântica, 447, no Bosque de Barão Geraldo, em Campinas.

O Mini Pantanal possui um deck com 100 metros de extensão, proporcionando aos visitantes a oportunidade de caminhar sobre uma área de brejo e se conectar com a natureza local. Esta inauguração faz parte das celebrações dos 250 anos da cidade.

Percurso do Mini Pantanal Sanã

O percurso se inicia em uma ponte que conduz o visitante até um pequeno lago com uma queda d’água. Nas proximidades do lago, é possível conhecer diversas espécies de abelhas nativas sem ferrão no meliponário da Mata de Santa Genebra.

Advertisement

Continuando o passeio, os visitantes podem explorar todo o deck até chegarem ao Riacho Sanã, onde avistam uma grande variedade de aves e outros animais típicos desse ambiente. O prefeito Dário Saadi participou da inauguração e elogiou a iniciativa da Mata de Santa Genebra, realizada por meio de uma compensação ambiental em colaboração com a Secretaria do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade.

“No Dia Mundial da Água, estamos apresentando o ‘Pantanalzinho da Sanã’. Nesta margem do riacho, já foram avistados diversos animais, incluindo a onça-parda. É uma iniciativa importante para o lazer e para conscientizar sobre a preservação do meio ambiente”, declarou o prefeito.

Além da inauguração do Mini Pantanal Sanã, Cidão Santos, presidente da FJPO, descerrou uma placa em homenagem ao meliponário implantado no local em novembro de 2021. “O nome Mini Pantanal é uma homenagem à sanã, uma ave aquática típica desta região.

Advertisement

Aqui também há um conjunto de nascentes que formam toda a bacia do Rio Camanducaia, da região do Atibaia, e estamos celebrando a abertura de dois locais para visitação pública”, afirmou o presidente da Mata. “Chamamos de Mini Pantanal Sanã porque este ambiente possui características semelhantes ao bioma do Pantanal Mato-Grossense”, acrescentou Cidão Santos. “É um local belíssimo, cercado pela natureza e um dos mais bonitos da cidade”, concluiu.

O presidente da Câmara de Campinas, Luiz Rossini, também marcou presença na inauguração. Para visitar o Mini Pantanal Sanã, basta se inscrever no site da Fundação José Pedro de Oliveira, na seção ‘Visita autoguiada’ ou ‘Visita Monitorada’, com condutores autorizados.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare