A partir da próxima segunda-feira (25), terá início em Campinas a campanha de vacinação contra a gripe. A Secretaria de Saúde divulgou que as doses estarão disponíveis nos 68 centros de saúde (CSs), e nesta etapa inicial, a vacina será destinada aos grupos prioritários. Não será necessário agendar para receber a vacina contra a gripe.
O objetivo da Saúde é alcançar uma cobertura de 90% para cada grupo prioritário. Para crianças que estão recebendo a vacina pela primeira vez, serão necessárias duas doses, com um intervalo de 30 dias entre elas.
Quais são os grupos prioritários para a vacinação contra a gripe?
- Idosos (com 60 anos ou mais)
- Gestantes e puérperas
- Profissionais da área da saúde
- Profissionais da área da educação
- Crianças de 6 meses a 5 anos
- Pessoas com deficiência permanente
- Pessoas com condições de saúde específicas
- Caminhoneiros
- Trabalhadores do transporte coletivo rodoviário
- Trabalhadores portuários
- Povos indígenas
- População em situação de rua
- Profissionais das forças de segurança e salvamento
- População do sistema prisional
- Adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos)
A primeira remessa da vacinação contra a gripe, estimada em 53 mil doses para Campinas, deverá chegar aos centros de saúde até sexta-feira (22), enquanto o público-alvo completo será divulgado até segunda-feira (25). A campanha tem previsão de ocorrer até 31 de maio.
Como se vacinar contra a gripe? As salas de vacinação seguem o horário de funcionamento de cada centro de saúde. Informações detalhadas sobre cada unidade básica, incluindo endereços e contatos, podem ser encontradas aqui.
A coordenadora do Programa de Imunização, Chaúla Vizelli, enfatizou que a vacina é segura e oferece proteção contra os principais tipos de vírus da gripe em circulação: influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e influenza B. Ela fez um apelo para que a população se vacine para evitar complicações da infecção que podem levar a internações ou óbitos.
Em 2023, os índices de vacinação contra a gripe para os grupos mais populosos foram os seguintes:
- Idosos: 84%
- Crianças de 6 meses a 5 anos: 47%
- Gestantes: 53%
- Puérperas: 78%
- Trabalhadores da saúde: 49%
É necessário agendar para se vacinar? Não é necessário agendar para receber a vacina contra a gripe.
Documentos necessários: A secretaria de Saúde recomenda apresentar um documento de identidade com foto. Além disso, é aconselhável ter a caderneta de vacinação, se disponível.
Mudanças na campanha: Nesta campanha, a secretaria realizará um registro nominal de quem recebeu a dose. De acordo com Chaúla, isso proporciona um processo mais detalhado e assegura a rastreabilidade dos dados.
“Até o ano passado, os dados eram apenas consolidados, ou seja, nós registrávamos o número de pessoas vacinadas no dia, na semana e ao longo da campanha. Agora, o registro da vacinação contra a gripe é mais detalhado, o que traz vantagens como uma rastreabilidade maior, maior confiabilidade, transparência e o histórico completo da pessoa no sistema. Isso nos permite aproveitar a oportunidade vacinal para verificar o esquema vacinal e realizar atualizações de outras doses, se necessário”, explicou a coordenadora.