Taxa de transmissão de Covid-19 cai e pandemia desacelera no Brasil
O último levantamento feito pela Universidade Imperial College de Londres, mostrou que pela primeira vez em quatro meses, a taxa de contágio do novo coronavírus no Brasil está em nível considerado de controle.
Para ser considerada “em controle”, a faixa de transmissão na pandemia deve estar abaixo de 1, na última semana o Brasil apresentou 0,98.
Esse levantamento também prevê para quantas pessoas o infectado transmite o vírus, a taxa do país neste período indica que 100 pessoas com o vírus infectam 98 indivíduos, e esses 98 infectam mais 96, e assim por diante.
Mesmo estando neste nível controlado, os números no Brasil ainda são altos e o a diminuição das medidas preventivas podem aumentar novamente as taxas do país.
Nesta quarta-feira (19) o número da média móvel de novos casos confirmados no Brasil foi de 41.695,3 e a média móvel de mortes chegou em 985,6.
Este número é calculado a partir da soma de casos e mortes nos últimos sete dias, divido por sete (número de dias do período). Essa conta permite uma avaliação de previsão de uma média para quantos casos e mortes acontecem por dia no Brasil.
A baixa no nível de transmissão vista nesta última semana tem motivação na adoção de medidas de redução da aglomeração de pessoas e do isolamento social, as escolas e comércios continuarem fechados e o uso de máscaras e higiene das mãos como prevenção.
Um relaxamento maior dessas medidas podem fazer com que o país volte a um número ainda mais preocupante de taxa de transmissão do vírus.