Connect with us

Geral

Servidores são capacitados sobre alimentação saudável e atividade física

imagem 155

Pelo menos 40 profissionais das secretarias de Saúde, Educação e Esportes e Lazer que atuam nas regiões dos bairros Conceição, Itajaí, Nova América e DIC 6 passaram por uma formação na manhã desta quinta-feira, 18 de maio. O objetivo é formar os servidores (na teoria e na prática) em autocuidado em relação à alimentação, atividade física e saúde mental.

 

A medida, parte do programa Cities Changing Diabetes (CCD) Campinas – Cidades Mudando a Diabetes (confira abaixo), visa prevenir a obesidade e a incidência de diabetes tipo 2 no município. Campinas é o único município do Brasil a aderir ao programa, presente em mais de 40 cidades do mundo.

Advertisement

 

De acordo com a coordenadora da Enfermagem, Renata Cauzzo Zingra Mariano, o objetivo é que esses servidores utilizem esses conceitos para apoiar os pacientes das unidades de saúde em relação a hábitos saudáveis. Os trabalhadores também são treinados para identificar situações de segurança alimentar. Segundo ela, a proposta é mudar os hábitos dos servidores para que eles ajudem a mudar os da população.

 

Advertisement

Essa mesma capacitação foi realizada com profissionais da área de abrangência do CS São Marcos no final de abril.

 

O conteúdo foi elaborado pela Secretaria Municipal de Saúde, pela orientação do programa de Residência Multiprofissional em Educação Física, em parceria com a Secretaria de Esportes e Lazer, pela área de Nutrição do Departamento de Alimentação Escolar da Ceasa, junto à Secretaria de Educação, e pela organização de inovação social ImpactHub.

Advertisement

 

CCD Campinas

 

Advertisement

O programa Cities Changing Diabetes Campinas (CCD Campinas) foi lançado em março com o objetivo de fortalecer iniciativas de redução da prevalência da obesidade, visando também achatar a curva da incidência do diabetes tipo 2, em longo prazo, em Campinas. No evento de lançamento, o prefeito Dário Saadi assinou a “Declaração do Diabetes nas Cidades”, uma carta de compromissos que os municípios participantes do Cities Changing Diabetes assinam ao aderir ao programa e que define os cinco princípios que direcionam as ações: Promoção da Saúde, Equidade, Saúde em tudo, Engajamento Comunitário e Parcerias.

 

Diabetes

Advertisement

Diabetes tipo 2 é aquele que aparece ao longo da vida, muitas vezes em razão da hereditariedade, má alimentação e sedentarismo.

 

Segundo a Federação Internacional de Diabetes, são 537 milhões de pessoas com a doença no mundo e 17 milhões de pessoas no Brasil, de acordo com o Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) do Governo Federal.

Advertisement

 

Já o cenário da obesidade conta com cerca de 764 milhões de pessoas no mundo, de acordo com o World Obesity Federation, e cerca de 26% da população do Brasil, alcançando 41,2 milhões de adultos, de acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS, 2020).

 

Advertisement

Em Campinas, estima-se que entre 80 e 100 mil pessoas tenham diabetes. Já a obesidade, atinge cerca de 26% da população, com maior prevalência na faixa de renda de até um salário-mínimo.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare