Connect with us

Geral

Confira as três dúvidas mais comuns de usuários sobre a operação do BRT Ouro Verde

brt-cps

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) orientou mais de 10.120 pessoas sobre as mudanças, trajetos e horários do transporte desde a última sexta-feira, 26 de janeiro, quando foi iniciada a nova operação do BRT Ouro Verde, até esta terça-feira, 30 de janeiro. Ao todo, 64 funcionários de diversas áreas marcaram presença nos terminais Vida Nova, Campos Elíseos e nas principais estações, desde às 4h30 da manhã. 

As abordagens educativas sobre o BRT continuam até o dia 2 de fevereiro, com a distribuição de folhetos informativos nos horários de pico em dias úteis, e aos sábados pela manhã. As equipes se dividem em ações realizadas das 4h30 às 9h; e das 15h30 às 20h.

O trabalho é fruto de um verdadeiro mutirão realizado pela empresa, e conta com o apoio e participação de funcionários de diversas áreas da Emdec. Eles passaram por treinamento, para explicarem aos usuários os detalhes do sistema e seus benefícios, como o ganho de tempo proporcionado pelo BRT, em comparação às linhas convencionais.

Advertisement

“Oferecer ao usuário do transporte público a possibilidade de tirar dúvidas no próprio terminal, no momento do embarque, é um serviço fundamental neste início de operação, e isso está sendo possível com o comprometimento de muitos funcionários, que abraçaram o projeto”, explica Roberta Mantovani, gerente da Divisão de Educação para Mobilidade Urbana da Emdec.

Além dos colaboradores de diversas áreas, cerca de 80 agentes da mobilidade urbana atuam em orientação aos usuários para esta nova etapa de operação do BRT.

Confira as principais dúvidas dos usuários

Advertisement

As linhas BRT11 e BRT12 circulam no Corredor Central?

Sim. Agora, as três linhas do BRT Ouro Verde atendem ao Corredor Central (Rótula). A BRT10, mais antiga, parte do Terminal Ouro Verde e inclui paradas nos terminais Santa Lucia, Campos Elíseos, Central e Mercado, além de seis estações e o Corredor Central. Já a BRT11 inicia no Terminal Vida Nova e realiza paradas nos terminais Santa Lucia, Campos Elíseos, Central e Mercado; sete estações e o Corredor Central. E a BRT12 parte do Terminal Campos Elíseos e segue pelo Corredor Perimetral, com paradas em oito estações e nos terminais Mercado e Central, mais o Corredor Central.

As linhas convencionais passaram a parar no Terminal Campos Elíseos?

Advertisement

Não, elas não param no novo terminal. As linhas convencionais apenas tiveram uma alteração: deixaram de circular pela faixa exclusiva, para que o corredor priorize o deslocamento das linhas BRT. Com isso, passaram a atender aos pontos à direita da via. A mudança impacta as linhas 140 (Terminal Vila União), 141 (Jardim Capivari), 142 (Jardim Santa Terezinha), 162 (Jardim Pauliceia), 163 (Jardim Campos Elíseos) e 317 (Jardim São José / Jardim São Marcos). Já a linha 130 (Terminal Vida Nova) deixou de operar e a 131 (Terminal Vida Nova) ganhou mais três veículos na frota, totalizando 13.

O que são as alimentadoras?

As linhas chamadas de alimentadoras têm a função de ligar os bairros ao Terminal Campos Elíseos, auxiliando quem embarca ou desembarca no BRT. No Ouro Verde, sete novas linhas fazem este papel no Ouro Verde: 144 (Jardim Capivari), 155 (Terminal Vila União), 156 (Terminal Vila União), 165 (Jardim Pauliceia), 166 (Jardim Campos Elíseos), 167 (Parque Tropical) e 406 (Jardim Maria Rosa). Além dessas, atendem ao terminal as linhas 140 (Terminal Vila União) e 142 (Jardim Santa Terezinha).

Advertisement

Esforço integra campanha “Experimenta o BRT”

Além das abordagens a usuários do transporte nos terminais e estações, a campanha “Experimenta o BRT”, promovida pela Emdec, incluiu reuniões presenciais com a comunidade, antes do início da operação, nos bairros Jardim Novo Campos Elíseos, Vila União e Vida Nova. Um encontro virtual para tirar dúvidas também foi transmitido ao vivo pelo canal da Emdec no Youtube, e permanece gravado na plataforma.

As redes sociais da empresa e carros de som também reforçam a disseminação das informações. Todos os detalhes sobre a operação dos Corredores BRT, incluindo os horários de operação das novas linhas do Ouro Verde, podem ser consultados no site da Emdec, no endereço www.emdec.com.br/brt.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare