Connect with us

Eventos

Fevereiro Laranja: conscientização sobre a leucemia chega à Lagoa do Taquaral

fevereiro-laranja

Suco de laranja e muito bate-papo! É desta forma que o Grupo SOnHe pretende sensibilizar a população sobre a leucemia, tipo de câncer que atinge os glóbulos brancos do sangue e é o décimo mais frequente entre os brasileiros. Para isso, no dia 22/02, uma tenda será montada na entrada principal da Lagoa do Taquaral, das 7 às 10 horas, para receber as pessoas que circularem por ali, oferecendo muita informação sobre a doença e esclarecendo dúvidas.

A leucemia é uma doença maligna, de origem desconhecida, que atinge os glóbulos brancos. São pelo menos 12 tipos de leucemia, sendo 4 deles os mais graves. Nessa lista, estão a Leucemia Mielóide Aguda (LMA), Leucemia Mielóide Crônica (LMC), Leucemia Linfocítica Aguda (LLA) e a Leucemia Linfocítica Crônica (LLC). Ela provoca o acúmulo de células doentes na medula óssea, também conhecida como tutano, localizada nos nossos ossos e é responsável por fabricar todos os elementos do nosso sangue. De maneira geral, é identificada pelas alterações apresentadas no hemograma. Jamille Cunha, hematologista do Grupo SOnHe, explica que alguns sintomas também podem ser observados. “O sangramento do nariz e da gengiva podem ser um alerta, mas as pessoas se preocupam mesmo quando identificam uma perda de peso repentina e começam a se sentir muito cansadas”, alerta a médica.

De maneira geral, a leucemia apresenta boas chances de recuperação quando o paciente tem o diagnóstico precoce e já inicia o tratamento adequado. Lorena Bedotti, hematologista do Grupo SOnHe, explica que os avanços dos últimos anos foram importantes para o tratamento da leucemia e vêm garantindo qualidade de vida aos pacientes. “Precisamos desmistificar a doença. A palavra leucemia assusta, mas estamos acessando tratamentos cada vez mais seguros e eficientes”, reforça a médica. Segundo ela, ainda que o tratamento venha sendo aprimorado, é fundamental reforçar que o transplante de células-tronco hematopoéticas (TCTH), apesar de complexo e com riscos, é o procedimento que apresenta mais chances de cura ao paciente.

Advertisement

Além dos materiais informativos e do bate-papo com os profissionais do Grupo SOnHe na Lagoa do Taquaral, a população também receberá garrafinhas de suco de laranja, doadas pelo supermercado GoodBom, para reforçar que o laço de fevereiro é laranja, para conscientizar sobre a leucemia. Renata Sasse, diretora executiva do Grupo SOnHe, explica que a campanha deste ano buscou abordar o assunto de uma forma bastante lúdica. “O suco de laranja fez esse papel do lúdico, do palpável, para que as pessoas possam conhecer mais sobre a leucemia. Por isso, nós agradecemos ao GoodBom, que nos apoiou nessa campanha”, reforça.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare