Connect with us

Geral

Secretário do Verde fala sobre o panorama socioambiental no município

imagem 282

 

Momentos de muita integração e aprendizado marcaram as aulas sobre educação ambiental ministradas pelo Secretário do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rogério Menezes, esta semana. A palestra “Campinas +10 Um panorama geral sobre a questão socioambiental no município” mostrou a realidade, os desafios e as perspectivas dos projetos de Sustentabilidade e Meio Ambiente em Campinas.

 

Advertisement

 

As aulas foram realizadas na Escola Estadual Professor Carlos Francisco de Paula, na Cidade Jardim, e na Estação Ambiental de Joaquim Egídio. O projeto faz parte do Plano Municipal de Educação Ambiental, promovido pela coordenadoria de Educação Ambiental, ligada ao departamento do Verde e Desenvolvimento Sustentável, em uma parceria entre a Secretaria do Verde e as delegacias regionais de Ensino de Campinas

 

Advertisement

“Este trabalho de educação ambiental nas escolas já atingiu mais de dez mil alunos das redes municipal e estadual de ensino. Estas ações em favor da sustentabilidade, da proteção ambiental e do Turismo – no caso da Estação de Joaquim Egídio – são muito importantes para que a sociedade conheça a nossa intenção, o trabalho que está sendo feito e o que ainda há para realizar”, afirmou o secretário. Rogério Menezes apresentou a realidade ambiental do município e o que está planejado para sua melhoria. “O desafio é muito grande. Para inovarmos e colocarmos em prática só tem um jeito: todo mundo dando as mão para a gente poder avançar. Por isso contamos com tantas parcerias e apoiadores”, completou. 

 

Na E. E. Professor Carlos Francisco de Paula, professores, alunos e funcionários mostraram que mantêm o comprometimento no cuidado com a natureza e realizam vários projetos. Entre outros, há o cultivo de hortas no sistema orgânico, de plantas medicinais, paisagismo e artes.

Advertisement

 

No Centro de Educação Ambiental Marco Antonio Vicentini/Estação Ambiental de Joaquim Egídio, assim que a palestra terminou, alguns participantes fizeram a trilha ecológica monitorada pelo Parque Linear do Ribeirão das Cabras. Estavam presentes membros da Associação dos Produtores Agroecológicos da APA Campinas, da Empresa de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), do Sítio Paraíso e da Subprefeitura de Joaquim Egídio e da Coordenadoria Setorial de Projetos e Educação Ambiental.

 

Advertisement

O projeto contou, ainda, com a parceria da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, da Secretaria Municipal de Assistência Social, da Secretaria Municipal de Serviços Públicos e da Coordenadoria Setorial de Projetos e Educação Ambiental (Congeapa). 

 

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare