Connect with us

Indaiatuba

Retirada de mais de 17 toneladas de resíduos automotivos da natureza traz geração de renda para mulheres de Indaiatuba

resíduos automotivos

Desde 2011, o Projeto “ReTornar, da Fundação Toyota do Brasil, reutilizou 17,5 toneladas de resíduos automotivos que seriam despejados na natureza. Com o conceito de que não existe lixo na natureza, onde tudo pode ser reaproveitado, o projeto vem impactando positivamente a vida de costureiras de Indaiatuba e Sorocaba e suas famílias, que tiveram as vidas transformadas com o apoio ao empoderamento feminino e, consequentemente, pela geração de renda.

Conectado ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 12, ligado ao consumo e produção responsáveis, o projeto vem se destacando com a  prática de upcycling , cujo princípio é dar um novo e melhor propósito para um material que seria descartado, a partir do gerenciamento de resíduos e destinação inteligente para reuso.

Com a doação de diversos resíduos gerados pela indústria automotiva e parceiros, tais como: airbags, tecidos automotivos, uniformes e cintos de segurança, que  são destinados como matérias-primas para  instituições de costureiras de Indaiatuba (Cooperativa Uni Arte Costura) e de Sorocaba (Associação Social Comunidade de Amor – ASCA), o que seria descartado ganha vida e faz a economia circular, sem degradar a qualidade e composição desse material, tornando o produto ainda melhor.

Advertisement

Além das 17,5 toneladas de resíduos reutilizados, foram mais de 105 mil brindes produzidos e aproximadamente 1.500 pessoas impactadas. A Toyota doa esses resíduos e a Fundação Toyota do Brasil, que no mês de abril completa 14 anos de existência,  investe na qualificação do trabalho das costureiras e compra os produtos produzidos, assistindo aproximadamente 50 mulheres atualmente. Por ano, 70 novas profissionais são formadas pelo ReTornar, por meio de bolsas de estudos patrocinadas para alunas da ASCA.

“Acredito que sempre é possível encontrarmos caminhos sustentáveis para melhorar não só o meio ambiente no qual estamos inseridos, mas também, contribuir para uma melhoria efetiva na nossa comunidade. Tenho muito orgulho de coordenar o projeto ReTornar que transforma e desenvolve o empreendedorismo feminino. Como mulher, entendo que a nossa força vai muito além e que temos o poder de mudar o mundo, se assim quisermos e isso pode começar através de iniciativas como essa e gradativamente irmos escalando o seu alcance e resultados”,  ressalta Luciana Kamimura, coordenadora de Governança Corporativa, Projetos e Parcerias Institucionais na FTB e responsável pelo Projeto ReTornar, da Fundação Toyota.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare