Connect with us

Geral

Novo maquinário da Usina Recicladora de Materiais deve processar 300 toneladas de resíduos por dia

Usina Recicladora

A Usina Recicladora de Materiais (URM), da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, prevê ampliar gradativamente o processamento de resíduos da construção civil e chegar a 300 toneladas por dia. O novo maquinário, um triturador e uma peneira, foi transportado esta semana para a unidade e, em fase de teste, processou 780 toneladas.

A URM fica no Jardim São Caetano e recebe cerca de 30 mil toneladas, por mês, de resíduos de construção civil da cidade. O conjunto de máquinas chegou na sexta-feira, dia 6 de outubro, e foi apresentado na Usina Verde de Compostagem, com demonstração do funcionamento. Cada equipamento pesa aproximadamente 30 toneladas. Neste período em que o maquinário ficou na Usina Verde, cerca de 200 toneladas de resíduos de construção foram processadas lá mesmo. O material está sendo utilizado no próprio local.

O secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulella, explica que estas máquinas podem ser empregadas em conjunto ou separadas. “O material de construção beneficiado será utilizado nas estradas rurais e nas ruas de bairros sem pavimento. Com isso também economizamos no custo de compra de areia, pedra britada, bica corrida e outros materiais. É uma grande conquista”, diz o secretário Paulella. Ele completa que podem ser produzidos de cinco a seis tipos de produto, com tamanhos e granulações diferentes como areia, bica corrida, pedra graduada. Os resíduos resultantes do processamento com as máquinas serão aplicados em vias de terra na cidade e na composição de materiais para obras de reparos, como nas galerias pluviais, por exemplo.

Advertisement

A peneira separa os resíduos e o britador tritura os materiais. Um imã, dentro do equipamento, atrai as ferragens, como vigas de concreto, por exemplo, e as mantém separadas dos materiais que serão reutilizados. É na URM que os transportadores e caçambeiros destinam os resíduos da construção civil. As novas máquinas foram compradas por R$ 9 milhões, com recursos de emenda parlamentar do ex-deputado Alexis Fonteyne.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare