Connect with us

Geral

Mais de 2, 6 mil toneladas de lixo foram coletadas na região do Aeroporto de Viracopos

lixo

O Departamento de Limpeza Urbana (DLU), da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, coletou, de 10 de abril a 30 de junho, 2.685 toneladas de resíduos, descartados irregularmente, em duas áreas próximas às cabeceiras da pista do Aeroporto de Viracopos, em Campinas.

O trabalho continua a ser realizado. A operação de limpeza tem sido intensificada para evitar a atração de aves, que, em busca de alimento no lixo, voam perto dos aviões e podem causar acidentes aéreos.

São duas equipes, com dois caminhões e uma retroescavadeira cada, de segunda-feira a sábado, uma na região Jardim Campo Belo e outra no Jardim Adhemar de Barros, no distrito do Ouro Verde, para remover todos os resíduos descartados irregularmente nessas áreas. Entulho, lixo orgânico e até animais mortos e carcaças são jogados nas ruas e nos terrenos. Esse lixo atrai as aves, que voam próximo à pista.

Advertisement

O diretor do Departamento de Limpeza Urbana, Alexandre Gonçalves, destaca que as equipes intensificaram este trabalho desde abril e continuam por tempo indeterminado, porém, é fundamental que a população saiba que destinar o lixo, os resíduos em geral, de forma adequada, é uma responsabilidade de todos, compartilhada, poder público e população.

Além deste serviço, como parte de educação ambiental, um carro de som tem circulado pela região, com uma mensagem na qual destaca que existe coleta domiciliar na porta de casa, basta que as pessoas coloquem o lixo em sacos e deixem para que o caminhão leve. A mensagem também alerta para os riscos de descartar o lixo em ruas e terrenos, especialmente nos locais próximos ao Aeroporto. A coleta domiciliar nessas duas regiões é realizada às terças, quintas e sábados.

Campinas tem coleta de lixo em toda a cidade e 16 ecopontos que recebem, gratuitamente, diversos resíduos como entulho de construção civil, recicláveis, móveis e outros objetos. Nas regiões do Jardim Campo Belo e Jardim Adhemar de Barros há ecopontos. Endereços: https://portal.campinas.sp.gov.br/secretaria/servicos-publicos/pagina/limpeza-urbana-dlu-.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare