Connect with us

Geral

Rede Mário Gatti promove capacitação para prevenção de tromboembolismo

imagem 18 scaled

Gestores de três unidades de pronto atendimento (UPAs) da Rede Mário Gatti de Urgência, Emergência e Hospitalar participaram de capacitação, nesta quinta-feira, 1º de dezembro, para atuar na prevenção do tromboembolismo venoso (TEV) em pacientes que estão nas unidades aguardando internação hospitalar.

 

 

Advertisement

Eles atuarão como multiplicadores, junto aos profissionais de saúde de suas unidades, sobre o novo protocolo de prevenção que está sendo implantado na Rede. O protocolo utiliza escalas de risco para estabelecer quais pacientes são elegíveis para o tratamento. O público-alvo são pacientes com mais de 16 anos, internados em enfermarias, UTI, pronto-socorro e no centro cirúrgico do hospital.

 

 

Advertisement

A capacitação é atividade do Núcleo de Educação em Urgências (NEU) e, nesta quinta-feira, foi realizada para os gestores das UPAs Campo Grande, Anchieta Metropolitana e São José pela médica Cláudia Swenson e pela enfermeira Bianca Salles.

 

 

Advertisement

Os profissionais da UPA Carlos Lourenço, unidade convertida em hospital de campanha para internação de pacientes com covid-19, já foram capacitados e passaram a atuar na prevenção de TEV nesta quinta-feira, com a utilização de heparina de baixo peso molecular, um anticoagulante, em pacientes com risco de tromboembolismo. As demais unidades, passarão a adotar o protocolo em janeiro.

 

 

Advertisement

O treinamento para o novo protocolo no Hospital Mário Gatti já ocorreu com as equipes de ortopedia e clínica médica. Equipes de neurologia e neurocirurgia serão capacitadas neste mês.

 

 

Advertisement

O vídeo institucional usado nas UPAS para os treinamentos está disponível no endereço: https://youtu.be/n2E8WPBUwDo. O vídeo institucional que será usado no HMMG para os treinamentos está disponível no endereço: https://youtu.be/dnjHucDQsWg.

 

 

Advertisement

Tromboembolismo

 

 

Advertisement

O tromboembolismo se caracteriza pela formação de um coágulo sanguíneo dentro de uma veia profunda, o que impede a circulação do sangue. Isso pode levar à trombose venosa profunda (TVP), quando o coágulo se forma em uma veia profunda, geralmente na perna, coxas e próximo ao quadril. Os sintomas são dor e presença de edema.

 

 

Advertisement

Quando o coágulo se desprende da veia e atinge os pulmões, ocorre o tromboembolismo pulmonar (TEP) – ele bloqueia a passagem do sangue e dificulta a respiração.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare