Connect with us

Geral

Rede Mário Gatti inaugura Novembro Azul com alerta para os homens

imagem 88

A Rede Mário Gatti de Urgência, Emergência e Hospitalar abriu nesta quarta-feira, 9 de novembro, o Novembro Azul, com alerta para a importância do diagnóstico precoce de câncer de próstata, doença que, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), deve registrar 65.840 novos casos este ano no Brasil. O evento realizado na recepção do Hospital Mário Gatti marcou a inauguração das atividades da rede. 

 

 

Advertisement

O mês é dedicado à conscientização sobre a saúde do homem e para a necessidade de realização de exames anuais para detecção da doença, que é a mais frequente entre os homens, depois do câncer de pele.

 

 

Advertisement

“Ao contrário das mulheres, que após 14, 15 anos vão ao ginecologista anualmente, os homens não procuram os urologistas, a não ser que tenham alguma doença infecciosa”, disse o presidente da Rede e urologista Sérgio Bisogni.

 

 

Advertisement

Segundo ele, homens a partir do 50 anos devem procurar o médico para a consulta, exame de PSA e de urina anualmente. Se houver histórico familiar de câncer de próstata, a ida ao médico deve ser a partir dos 45 anos. “Com um caso na família, a chance de paciente ter a doença aumenta de duas a três vezes. Se tiver dois casos, a possibilidade de aparecimento do câncer aumenta cinco vezes”, afirmou.

 

 

Advertisement

O coordenador do centro cirúrgico e referência técnica da urologia do Hospital Mário Gatti, Fábio Thadeu Ferreira, reforçou a necessidade de exames anuais. “Nas fases iniciais, o câncer de próstata é assintomático. Se esperar aparecer sintomas pode perder grandes possibilidades de tratamento e de cura”, disse.

 

 

Advertisement

Ele observou que uma das resistências dos homens em procurar médicos está em relação ao exame de toque, procedimento simples e rápido para identificar alterações que podem ser sinal de câncer de próstata. “Essa resistência vem diminuindo, mas ela ainda está presente entre os homens”, afirmou. Quando diagnosticado precocemente, disse Ferreira, as chances de cura são de 95%

 

 

Advertisement

A Rede Mário Gatti inicia nesta quinta-feira, 10 de novembro, o evento Desafio Vida Saudável, com palestras semanais para trabalhadores da Rede e público em geral. As inscrições para o Desafio Vida Saudável devem ser feitas na Humanização fones 3772-5880 ou 3772-5959 ou pelo e-mail: [email protected].

 

 

Advertisement

No primeiro encontro, nesta quinta-feira, das 10h às 11h, no anfiteatro do Ambulatório do Hospital Mário Gatti e dia 16, das 13h30 às 14h30, no anfiteatro do Hospital Ouro Verde, haverá palestra sobre nutrição saudável, onde os participantes poderão medir o índice de massa corpórea, peso e altura.

 

 

Advertisement

Outra atividade que a Rede está desenvolvendo no Novembro Azul é a realização de exames para o diagnóstico precoce de câncer de próstata para os trabalhadores da Rede, independente do vínculo empregatício. O agendamento da consulta, coleta do PSA e entrega da urina deve ser feito na Unidade de Saúde do Trabalhador, nos ramais 5720 e 5861, ou pessoalmente, das 7h às 17h.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare