Connect with us

Geral

Bolsistas do Programa Mão Amiga se formam no curso de auxiliar veterinário

imagem 87

Alunos bolsistas do programa Mão Amiga, da Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, da Prefeitura de Campinas, concluíram o curso de auxiliar veterinário, nesta sexta-feira, 4 de novembro, em parceria com a Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. O curso profissionalizante foi ministrado pela equipe do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal (Dpbea), no Centro de Educação Ambiental Marco Antonio Vicentini, Estação Ambiental de Joaquim Egídio. 

 

O programa tem como objetivo qualificar o trabalho e promover a cidadania e a reinserção social e no mercado de trabalho das pessoas em situação de rua. O curso contou com a participação de 30 bolsistas. O último encontro teve café da manhã, música ao vivo, palestras de veterinários do Dpbea e do secretário do Verde, Rogério Menezes, e uma trilha ecológica pelo Parque Linear do Ribeirão das Cabras. 

Advertisement

 

“Ficamos muito satisfeitos e felizes com a formação desta turma de alunos do Mão Amiga neste importante projeto socioambiental por saber que a reintegração social é possível. As pessoas se apaixonam por um conhecimento, conseguem ser formadas para trabalhar em um ofício. Isto abre uma possibilidade de empregabilidade depois que o curso termina”, disse o secretário do Verde. 

 

Advertisement

“Como sempre costumo dizer, política pública se faz com parceira e o apoio ao programa Mão Amiga foi fundamental para aperfeiçoarmos esse trabalho”, disse a secretária de Assistência Social, Vandecleya Moro. “Os bolsistas encontraram nessa formação de auxiliar de veterinária uma grande alegria em participar e certamente será de grande valia para vida profissional de todos”, afirmou. 

 

Para Rogério Menezes, esta é uma excelente política pública em que os animais ganham porque mais pessoas entendem como cuidá-los; o meio ambiente ganha, com esta visão e conscientização da preservação; e a sociedade ganha, reintegrando as pessoas do Mão Amiga. “A parceria é formar 30 alunos que vem do projeto Mão Amiga por meio de aulas ambientais, aulas práticas e teóricas sobre como cuidar dos nossos animais – cães, gatos. Nesta sexta eles estão estudando os animais silvestres aqui da Área de Proteção Ambiental, a APA Campinas”, explicou Menezes. 

Advertisement

 

“É um curso muito importante porque você trabalha com uma população que precisa de uma chance que é o morador que chegou no limite da existência. Eles aproveitam muito esta oportunidade, se dedicam aos estudos, valorizam esta condição de aprendizado. A gente depende muito deste contato com a natureza, que é o que este projeto Mão Amiga faz”, disse o veterinário do Dpbea e professor do curso, Paulo Anselmo. 

 

Advertisement

“Nós aqui do Centro de Educação Ambiental fornecemos o espaço e colaboramos para que esta última aula seja especial, de contato com a natureza. Ficamos muito felizes por receber o projeto”, disse o coordenador de Projetos e Educação Ambiental, Amandi Buzon Rodelli. 

 

“Cumpriento a secretária de assistência social Vandecleya Moro e sua equipe por esta parceria e também a parceria da secretaria de Cultura e Turismo e do apoio total da secretária Alexandra Capriolli”, disse Rogério Menezes. O secretário do Verde agradeceu a presença da presidente do Conselho Gestor da APA de Campinas (Congeapa), Claudia Esmeriz, e do subprefeito de Joaquim Egídio, Maurício Augusto Lopes além da professora do Ceprocamp (Centro de Educação Profissional de Campinas Prefeito Antonio da Costa Santos), Cláudia Spinella. 

Advertisement

 

“O objetivo principal é a reconstrução da vida deles. Os alunos estão muito participativos e interessados nas atividades teóricas e práticas”, disse a diretora de Direitos Humanos na secretaria de Assistência Social, Marnen Viccari Barbosa.

 

Advertisement

Além do curso de auxiliar veterinário em parceria com o Dpbea, o programa Mão Amiga oferece os cursos de Jardinagem e Paisagismo, em parceria com o Ceprocamp.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare