Connect with us

Geral

Projeto Gênesis avança com plantio de espécies nativas em APP do Piçarrão

imagem 172

A equipe da Mata de Santa Genebra realiza nesta sexta-feira, 25 de fevereiro, o plantio de 70 mudas nativas na Área de Preservação Permanente do Ribeirão Piçarrão (APP) localizada entre as ruas José Carvalho de Miranda e Júlio Ribeiro de Menezes, no Parque Beatriz, em Campinas, em continuidade ao projeto Gênesis Construtores de Florestas Urbanas nos Bairros. Promovido pela Fundação José Pedro de Oliveira, o projeto tem parceria com a Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e a Secretaria de Serviços Públicos.

 

 

Advertisement

O projeto Gênesis tem como objetivo o plantio de mudas nativas da região e visa a formação de florestas urbanas em trechos de parques e praças, assim como a recuperação de áreas de preservação permanente. Busca, ainda, a formação de corredores ecológicos, com o envolvimento de escolas e população em geral. A escola Sociedade Feminina de Assistência a Infância – Creche Bento Quirino I participará da atividade.

 

 

Advertisement

“O plantio que será feito na sexta será principalmente de árvores da Mata Atlântica, nosso bioma, com espécies como peroba rosa, jequitibá, ubaia, pitanga. É um trabalho de formiguinha, mas muito importante se considerarmos o nível de degradação em que se encontra nosso planeta. Fazemos a nossa parte”, disse o presidente da Fundação José Pedro de Oliveira, Cidão Santos. Segundo Cidão, em 2021, o projeto Gênesis conseguiu plantar dez mil árvores nativas e o planejamento para este ano é que chegue a 12 ou até 15 mil árvores novas em Campinas.

 

Gênesis

Advertisement

 

 

 

Advertisement

O projeto Gênesis vai além do plantio de mudas. A iniciativa também trabalha pela implantação de corredores ecológicos, formação de Condutores de Visitantes e dos Construtores de Florestas nos Bairros, além dos Construtores de Florestas Mirim.

 

 

Advertisement

Esses eixos abrangem diversas frentes para construir e consolidar uma cultura de apreço pelas áreas verdes. Trabalham na conscientização de adultos para respeitarem os espaços vegetados e na formação de uma cultura do verde nas crianças.

 

 

Advertisement

A participação da juventude em atividades como o plantio de mudas e o posterior cuidado das árvores durante o crescimento são consideradas fundamentais pelo projeto, que busca a parceria de escolas e entidades da sociedade civil

 

 

Advertisement

 

 

 

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare