Connect with us

Geral

Projeto Junto e Misturado leva arte urbana à escola de Campinas

graffiti

Escola Estadual Profª Cecília Pereira, no Jd. Paranapanema, em Campinas, é a próxima parada da exposição itinerante de arte urbana do Projeto Junto e Misturado. Nesta quinta-feira (26/10), estudantes poderão apreciar 10 obras de arte, pintadas em tela, que retratam o cotidiano urbano por meio das técnicas de graffiti, muralismo, stencil, lambe-lambe e stickers. A mostra acontece das 9h às 15h. A escola fica na Rua Serra das Betânias, nº 129. O Projeto Junto e Misturado é realizado pelo Estúdio Casa Ímpar, com patrocínio do FICC (Fundo de Incentivo à Cultura) da Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Campinas.

Aproximadamente 270 alunos, na faixa etária dos 11 aos 18 anos, terão a oportunidade de apreciar as obras e conhecer um pouco da arte produzida por 10 artistas campineiros, em diversas linguagens e estilos: Totenpix, Sono, Sarah Urbana, Miss, Everaldo, Epifania, Dink, Corna, Carriero e Brenda.

Joel Claudio Rodrigues, diretor da escola, destaca que receber a exposição significa proporcionar aos estudantes o acesso gratuito à arte. “Nem todos os nossos alunos têm acesso à arte em geral, o acesso é restrito…A exposição é fundamental para que os estudantes possam compreender o que é a arte urbana e seu processo de produção por meio do contato com os artistas… A mostra vai contribuir com a formação dos alunos, tanto em termos de conhecimento geral, quanto cultural”, comentou o diretor.

Advertisement

“Temos alunos com predisposição à arte que pode ser potencializada com esse contato com os artistas, além de despertar novos interesses. Então, ter a oportunidade de trazer essas obras para a escola é fenomenal. Estamos empolgados, acreditamos que será uma experiência muito rica”, completou Rodrigues.

Esse mix de cores, criatividade e técnicas que será apreciado pelos estudantes já percorreu dois outros espaços públicos de Campinas: a Estação Cultura e a Praça Carlos Gomes. As exposições volantes fazem parte da segunda etapa do Projeto Junto e Misturado, que começou no dia 07 de outubro com a pintura ao vivo das obras na Praça Bento Quirino, região central de Campinas.

Os artistas utilizaram telas de 1,30 X 2,30 para pintar, semelhante aos tamanhos das obras de arte que, normalmente, são produzidas nas ruas. “Com as exposições itinerantes mais pessoas poderão ver o resultado desse trabalho, ampliando o acesso à arte urbana, principalmente do público infantojuvenil”, afirma o artista visual Almir da Silva Pinheiro, conhecido como Mirs Monstrengo, coordenador geral do projeto, que tem curadoria do artista urbano Leandro Kranium e produção cultural de Sérgio Campelo, artista visual, designer e ilustrador.

Advertisement

Fotos: Estúdio Casa Ímpar

EXPOSIÇÃO ITINERANTE DE ARTE URBANA-PROJETO JUNTO E MISTURADO – OUTUBRO

26/10 – Escola Profª Cecília Pereira

Advertisement

Horário: 9h às 15h

Endereço: R. Serra das Betânias, 129, Jd. Paranapanema, Campinas

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare