Connect with us

Geral

Campinas recebe pela primeira vez o projeto A Arte de Bordar com formação gratuita para mulheres

bordar

É tempo de bordar. Mulheres com mais de 16 anos e em situação de vulnerabilidade social, podem adquirir um novo ofício, o de bordadeira. O projeto A Arte de Bordar acontece pela primeira vez no estado de São Paulo nas cidades de Campinas e Indaiatuba. O curso profissionalizante de formação de bordado em pedraria será ministrado pela artista Fernanda Nadal, referência nesse segmento no Brasil e exterior. As inscrições serão de 23 de outubro a 08 de novembro.

Para Campinas serão disponibilizadas 30 vagas e a trilha formativa ocorre entre os dias 13 e 18 de novembro no Instituto Padre Haroldo. No total serão 25 horas de curso e haverá uma exposição para a comunidade dos trabalhos produzidos. Para participar não é necessário ter experiência na área. As integrantes vão receber um kit de bordado, composto por tecido, agulha, fio e pedrarias, para que possam utilizar tanto durante a realização das atividades, quanto para iniciar a criação das suas primeiras peças após a qualificação. 

Além disso, recebem cartilha com o passo a passo da arte de bordar, para consulta durante e posteriormente às aulas. Entre as temáticas desenvolvidas nas formações, estão o aprendizado de dezesseis pontos de bordado em pedraria e formas de arremate. As participantes receberão uma bolsa-auxílio no valor de R$ 300,00, destinada a contribuir com o transporte até o local das atividades, ou até mesmo para a aquisição de materiais para sua entrada no mercado de trabalho com bordados.

Advertisement

Entre linhas, agulhas e pedrarias, Fernanda Nadal pretende oferecer a oportunidade de mulheres terem suas vidas transformadas a partir da arte e da geração de economia e renda. A artista atua com grandes marcas do mundo da moda e ministrou cursos e oficinas, além do Brasil, como Itália, França, Alemanha. “Estamos muito felizes em trazer este projeto para Campinas. A sustentabilidade é o principal pilar da moda, e técnicas de bordado são grandes aliadas nas transformações e na reutilização de muitas peças”, destaca.

O projeto A Arte de Bordar pelo Brasil – edição 01, Pronac 230655, é realizado através da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei 8.313/91) – Ministério da Cultura, Governo Federal, Brasil: União e Reconstrução, e conta com o patrocínio da empresa John Deere.

Plataforma digital para conexão entre empresas e bordadeiras

Advertisement

O projeto contará com a criação de uma rede online de conexão entre as mulheres beneficiadas pela formação e empresas que buscam a mão de obra em bordado em pedraria. Uma plataforma digital, onde as participantes poderão estar cadastradas para se conectarem com as empresas que buscam um perfil de mão de obra correspondente ao que essas mulheres foram capacitadas pelo projeto.

A proposta é que seja mais um recurso para reunir em um mesmo lugar oferta e demanda, ou seja, ter parte do trabalho das mulheres expostos, ao mesmo tempo, em que sirva como um espaço onde empresas possam direcionar suas necessidades e as mulheres se candidatem para a realização do trabalho.

Os cursos também serão documentados em vídeo, para ao fim do processo compor um documentário, em média-metragem, que abordará a história do bordado no Brasil, apresentando sua técnica e sua poética sob a ótica da tradição e de suas relações com o que se entende por feminino, contando com imagens e entrevistas das mulheres beneficiadas pelos cursos. O documentário será finalizado com três recursos de acessibilidade diferentes: audiodescrição, legendagem descritiva e janela em Libras.

Advertisement

Quem é Fernanda Nadal?

A artista Fernanda Nadal, do Atelier & Escola Fernanda Nadal, irá ministrar os dois cursos. Ela atua desde 2004, criando e ensinando a arte de bordar em pedraria, através de projetos criativos que envolvem o universo da arte visual.

Já formou alunas em todo o Brasil e em seis países diferentes: Itália, França, Alemanha, Estados Unidos, Paraguai, Inglaterra e Suécia, com wokshops e cursos.

Advertisement

Fernanda é idealizadora e professora do projeto social Bordado com Amor, e criadora do Clube de Bordado em Pedraria FN, primeiro clube de assinatura nesta área na América Latina.

Em 2021, foi convidada para participar da Exposição “A Arte da Moda”, ao lado de nomes com Dior e Chanel, no Farol Santander, em São Paulo. Em 2019, formou mais de 30 mulheres, muitas delas foram inseridas no mercado de trabalho em menos de 60 dias, após a formação.

Em 2022, mais de 130 mulheres foram capacitadas por Fernanda, via Lei de Incentivo Federal, na cidade de Montenegro/RS. Em 2023, mais de 90 mulheres foram alcançadas pelo trabalho da artista, em João Monlevade/MG, também via Lei de Incentivo Federal.

Advertisement

Serviço:

A Arte de Bordar pelo Brasil – edição 01

Formação de bordado em pedraria com a artista Fernanda Nadal

Advertisement

Carga horária: 25 horas em 5 dias de curso e Mostra Final dos Trabalhos para a Comunidade

Campinas

Inscrições: 23 de outubro a 08 de novembro

Advertisement

Como se inscrever: Através do link https://forms.gle/KP5o221kqZd49yT59 ou presencialmente no Instituto Padre Haroldo, próximo ao aeroporto de Campinas, entre 9h e 17h

Vagas: 30 vagas que serão preenchidas por ordem de inscrição, para mulheres com 16 anos ou mais

Bolsa-auxílio de R$ 300,00

Advertisement

Local: Instituto Padre Haroldo – José Alves de Lima, 80 – Jardim Dom Gilberto, Campinas/SP

Data das atividades: 13 a 18 de novembro

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare