Connect with us

Geral

Projeto de mobiliário urbano para a 13 de Maio é aprovado pelo Condepacc

imagem 154

O Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas (Condepacc) aprovou nesta quinta-feira, dia 15 de setembro, o projeto de instalação de uma cobertura de guarda-chuvas coloridos, pufs, bancos e lixeiras de concreto ao longo da Rua 13 de Maio. Os 800 metros da principal via do comércio central devem ganhar decoração para se tornar mais amigável aos visitantes até o final deste ano.

 

Em reunião ordinária realizada no auditório no Planetário da Lagoa do Taquaral, os conselheiros avaliaram que a proposta apresentada pela Construtora Patriani em um chamamento público da Prefeitura não causará prejuízo à visibilidade dos bens tombados e nenhum dano estrutural.  

Advertisement

 

O assunto era um dos temas da pauta do dia. A Rua 13 de Maio possui cerca de 20 imóveis tombados pelo Condepacc e há outros em estudo para tombamento. A maior parte deste patrimônio histórico está localizada no início da via, nas proximidades da Praça Marechal Floriano Peixoto. 

 

Advertisement

A titular da Seplurb, Carolina Baracat Lazinho, participou da reunião e tirou as dúvidas dos membros do Condepacc. Para ela, é importante a anuência do Conselho para ter certeza que a estrutura harmonizará com o ambiente do Calçadão. “Queremos trazer calor e acolhimento para as pessoas que visitam o centro da cidade. A Rua 13 de Maio já é um cartão-postal e será um atrativo ainda maior, com mais conforto com o mobiliário urbano e o sombreamento”, diz. 

 

A ação faz parte do Plano de Requalificação da Área Central de Campinas (PRAC). “Será mais um dos vários passos que a atual Administração está dando para recuperar o centro da cidade”, afirma Baracat.

Advertisement

 

Segundo a secretaria municipal de Cultura e Turismo e presidente do Condepacc, Alexandra Caprioli, que comandou a reunião de hoje, o resultado da deliberação dos conselheiros será publicado no Diário Oficial do Município na próxima semana.

 

Advertisement

 

Cores na 13 de Maio

 

Advertisement

 

O projeto para a Rua 13 de Maio prevê a instalação de 950 guarda-chuvas coloridos distribuídos em armações treliçadas de metal, que cobrirão seis quadras intercaladas ao longo da via, visando dar área de sombreamento mas manter o espaço arejado. As estruturas ficarão a cerca de seis metros do chão, preservando a fachada das lojas e a iluminação.

 

Advertisement

Para tornar a permanência mais agradável para quem frequenta o comércio central, serão instalados também vários pufs redondos, bancos retangulares vazados e lixeiras, todos confeccionados em concreto. O mobiliário urbano ficará a um metro e meio da entrada das lojas e será disponibilizado de forma espaçada pelas quadras.

 

Toda a estrutura a ser instalada será doada pela construtora Patriani ao município e deve se tornar permanente. A empresa será responsável pela instalação do projeto, que deve ser finalizado até o final de novembro, e também por sua manutenção pelo prazo de 12 meses. 

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare