Connect with us

Geral

Prefeitura lança Guia de Terminologia sobre Políticas Afirmativas

imagem 94

A Secretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas lançou nesta quinta-feira, 7 de julho, o Guia de Terminologia sobre Políticas Afirmativas da Prefeitura. O material, disponível no link https://portal.campinas.sp.gov.br/secretaria/gestao-e-desenvolvimento-de-pessoas/pagina/guia-de-terminologias-sobre-politicas-afirmativas, tem como objetivo orientar os servidores no uso correto de terminologias e melhorar a comunicação com os cidadãos que utilizam os serviços da Prefeitura.

 

 

Advertisement

Para apresentar o guia e elucidar o tema, a secretária da Pasta, Eliane Jocelaine Pereira, conduziu uma live, que teve como convidado Dimitri Nascimento Sales, presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana do Estado de São Paulo. Quem não conseguiu acompanhar a transmissão ao vivo pode acessar o conteúdo no youtube, no link https://bit.ly/3Nvx3ry .

 

 

Advertisement

“Esperamos que os servidores se apropriem deste conteúdo, principalmente aqueles que atuam no atendimento direto ao cidadão”, disse a secretária.

 

 

Advertisement

Ainda segundo ela, a medida reforça o compromisso da Administração Municipal com a humanidade e o respeito. “Trata-se do senso de que o serviço público não tem cor, não tem raça, não tem credo e não tem gênero. O serviço público é uma instituição que por seus braços, que são os servidores, precisa conversar, dialogar e impactar positivamente a vida das pessoas”, concluiu.

 

 

Advertisement

O Guia tem como objetivo orientar os servidores no uso correto de terminologias no atendimento aos cidadãos. Ele foi elaborado pelo Grupo Intersetorial de Estudos – Políticas Afirmativas, que tem como objetivo propor medidas de inclusão, proteção, reconhecimento e estímulo aos servidores negros, indígenas, mulheres, pessoas com deficiência e LGBTQI+.

 

 

Advertisement

“Eu vejo este guia como um grande instrumento de promoção dos direitos humanos. Ele surge como um instrumento para orientar a convivência, mas também abre a possibilidade de responsabilização do servidor ou da servidora que, consciente da forma como deve tratar o cidadão e a cidadã, opta por não fazê-lo da forma adequada “, explicou Dimitri Sales.

 

 

Advertisement

Conteúdo

 

 

Advertisement

O grupo fez o levantamento de diversos termos que são usados corretamente e outros que caíram em desuso ou representam preconceito. Os termos foram agrupados em diversidade, idoso, igualdade de gênero, migração e igualdade racial.

 

 

Advertisement

O Guia também traz um conjunto de símbolos que auxiliam na comunicação visual.

 

 

Advertisement

Também presente na live, Milena Ranzini, coordenadora de Apoio à Gestão e Projetos Integrados, a orientação e informações contidas no Guia poderão promover respeito às diversidades.

 

 

Advertisement

“Esperamos que este material seja uma oportunidade de expansão do repertório de termos adequados de toda a Administração Municipal, refletindo nos cidadãos o exemplo do uso de comunicação e de práticas a cada dia mais inclusivas e respeitosas”, completou.

 

 

Advertisement

Serviço

 

 

Advertisement

Guia de Terminologias sobre Políticas Afirmativas

 

Onde acessar: https://portal.campinas.sp.gov.br/secretaria/gestao-e-desenvolvimento-de-pessoas/pagina/guia-de-terminologias-sobre-politicas-afirmativas.

Advertisement

 

Podcast: https://bit.ly/3Nvx3ry.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare