Connect with us

Geral

Prefeitura inicia a elaboração do Plano Municipal de Ação Climática

imagem 66

O processo de elaboração do Plano Municipal de Ação Climática (PLAC) de Campinas foi iniciado oficialmente em cerimônia com a presença do prefeito Dário Saadi, na Sala Azul, nesta terça-feira, 9 de maio. A confecção do plano envolve diversos atores, tanto instituições públicas quanto privadas, sob coordenação da Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. 

 

 

Advertisement

O PLAC buscará integrar a ação climática aos processos estratégicos de planejamento, gestão e serviços urbanos desenvolvidos pela Prefeitura. O documento deverá alinhar as prioridades sociais, ambientais e econômicas às ações voltadas à mitigação de emissões de gases de efeito estufa e aumento da resiliência da cidade. O objetivo é que o plano seja concluído até março de 2024. 

 

 

Advertisement

Para o prefeito Dário Saadi, é impossível pensar num futuro para Campinas sem pensar na sustentabilidade e no meio ambiente. “Nós já estamos enfrentando as mudanças climáticas e isso mostra que o PLAC é fundamental”, destacou. O prefeito também fez questão de ressaltar o compromisso da Prefeitura com o plano e “com uma cidade que vai reduzir emissões de carbono e ser mais resiliente”, completou. 

 

 

Advertisement

Segundo o secretário do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rogério Menezes, um grupo de trabalho – cuja formação será publicada em Diário Oficial nos próximos dias – ficará responsável pela elaboração do PLAC que partirá de um levantamento de todas as ações já feitas pela Administração com relação com a redução de emissões. “A soma dos esforços dos diversos setores vai proporcionar o planejamento das futuras ações e adaptações. Existem mudanças em curso e precisamos planejar e pensar a cidade a partir delas”, destacou. 

 

 

Advertisement

A apresentação do Plano foi feita pela diretora do Verde e do Desenvolvimento Sustentável, Ângela Guirao. De acordo com ela, o PLAC propiciará uma visão integrada e inclusiva da cidade alinhada às prioridades sociais, ambientais e econômicas, tripé do desenvolvimento sustentável. A cerimônia teve a presença de Nathalie Badaoui, gerente sênior para Ação Climática Integrada no WRI, organização que atua com cidades sustentáveis e que será parceira do PLAC e já apoia a Prefeitura na área do clima, segurança viária e na requalificação do Centro. “Campinas é  prioritária para nós entre as 236 cidades com as quais trabalhamos em 50 países. Temos feito muito esforço para trazer cada vez mais recursos para apoiar tecnicamente as ações da Prefeitura”, contou. 

 

 

Advertisement

Diagnósticos

 

 

Advertisement

Quatro diagnósticos técnicos darão base ao documento:

 

 

Advertisement

1 – Análise do estado atual da ação climática integrada em Campinas;

 

2 – Atualização do inventário de emissões de Gases de Efeito Estufa – GEE;

Advertisement

 

3 – Elaboração de cenários de reduções de emissões para que sejam zeradas até 2050;

 

Advertisement

4 – Análise de riscos climáticos e sua distribuição sóciogeográfica na cidade.

 

 

Advertisement

Campinas conta com uma série de ações em andamento que podem ser revistas ou ampliadas pelo PLAC: Programa de Parques Lineares, Plano de Saneamento, Plano Cicloviário, Usina Verde, saneamento rural, entre outros. 

 

 

Advertisement

O evento teve a participação da presidente do Comdema (Conselho Municipal do Meio Ambiente de Campinas), Maria Helena Novaes Rodrigues; dos secretários municipais de Infraestrutura, Carlos José Barreiro; de Planejamento e Urbanismo, Carolina Baracat; Serviços Públicos, Ernesto Paulella; além dos presidentes de autarquias: Mata de Santa Genebra, Cidão Santos; Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), Vinicius Riverete; do diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado; além da equipe técnica do Verde e grupo de trabalho do PLAC.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare