Maio Amarelo: blitz educativa na Norte-Sul é voltada aos motociclistas
Promovido pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), a CCR AutoBAn, concessionária responsável pelo Sistema Anhanguera-Bandeirantes, e a Yamaha Motors do Brasil, ocorreu na manhã desta terça-feira (09/05) mais uma blitz educativa destinada a motociclistas. O evento foi na Avenida José de Souza Campos (Norte-Sul), das 7h às 11h. Mais uma iniciativa do conjunto de ações que integram o Movimento Maio Amarelo 2023.
Durante toda a manhã, profissionais da Emdec, da CCR AutoBAn e da Yamaha Motors fizeram abordagens educativas junto aos condutores. A mensagem principal aos motociclistas foi a necessidade de tomarem medidas preventivas para garantir a segurança deles na cidade e nas rodovias, principalmente as que cruzam perímetros urbanos. Medidas de prevenção com o uso devido de equipamentos para prevenção individual e através de cuidados com suas motos. Um dos folhetos alerta para a “revisão da sua moto antes de viajar”. Aconselha também: “Evite o corredor e ande sempre no meio da faixa de rolamento. Redobre a atenção em caso de chuva ou neblina.”
Outro objetivo foi demonstrar a importância com os cuidados e responsabilidades dos condutores no dia a dia em trânsito. Foram distribuídos materiais contendo conteúdos explicativos sobre condutas corretas e seguras no trânsito. Evite manter-se no ponto cego: é importante ver e ser visto.
Houve a instalação de cerca de 400 antenas corta-pipa nas motocicletas, importante equipamento de proteção dos pilotos contra linhas de pipa com material cortante. Foram distribuídos 160 vouchers para troca de óleo pela equipe da Yamaha Motors, que também promoveu check-up dos itens de segurança das motocicletas. Os participantes também receberam orientações e folhetos informativos com dicas de manutenção preventiva de seus veículos.
O Maio Amarelo estabelece mais uma oportunidade para ações da Campanha 3Rs que acontece desde 2022 com o objetivo de promover, principalmente com motociclistas, a importância dos 3Rs: Respeitar visto como compreender que as soluções de engenharia e operação de tráfego, sinalizações de solo, placas, semáforos têm o objetivo de preservar a segurança. Repensar condutas nas ruas e avenidas pressupondo sempre a preocupação com o outro e as vias como sistemas coletivos que devem compor um fluxo harmonioso. Pensando dessa forma, Reduzir a velocidade é fundamental, afinal a direção cuidadosa transforma os motoristas em agentes na preservação de vidas. Dentro desta visão, não há espaço para individualismos e conflitos.
O presidente da Emdec, Vinicius Riverete, destaca a importância do Maio Amarelo como modo de “dar relevância às discussões que devemos travar todos os dias, o ano todo, para melhorar a segurança viária.”
Em 2023, 10 anos do Movimento Maio Amarelo
O Maio Amarelo está sempre buscando colocar em pauta o tema segurança viária para mobilizar a sociedade envolvendo os mais diversos segmentos: Órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações, enfim, toda a sociedade civil. O objetivo permanente é chamar a atenção da população para os altos índices de feridos graves e mortes no trânsito. Para acompanhar a programação e obter mais informações sobre o Movimento Maio Amarelo em Campinas, entre no site www.emdec.com.br/maioamarelo. Segue a programação dos próximos dias:
Na Pista Certa – Parceria com a Mapfre Seguros
Quando: Quarta, quinta e sexta-feira (10,11 e 12 de maio).
Onde: Parque Portugal – Lagoa do Taquaral (mapa)
Projeto de educação para mobilidade voltado a escolas de Educação Infantil
Campanha “A vida pede passagem”
Quando: Sexta-feira (12 de maio).
Esquetes e abordagens de educadores em locais com altos índices de acidentalidade
Maio Amarelo nas Escolas
Quando: Sexta-feira (12 de maio).
Mobilização em escolas da Rede Municipal de Ensino
Campanha “Beber e dirigir pode matar”
Quando: Sábado (13 de maio). Das 12h20 às 17h30.
Ação de conscientização em bares da cidade