Connect with us

Geral

Prefeitura cria comitê para prevenir e combater violência nas escolas

imagem 82

 

Como mais uma medida para prevenir e combater a violência nas escolas, o prefeito Dário Saadi anunciou a criação do Comitê de Gestão Integrada para a Cultura de Paz para compartilhamento de informações em tempo real entre a Secretaria Municipal de Segurança Pública, Guarda Municipal, Secretaria de Educação, Secretaria de Comunicação e as polícias Civil, Militar e Federal. Neste grupo, cada um dos representantes vai atuar na sua área de competência para averiguar denúncias. “Este compartilhamento em tempo real é um trabalho conjunto de todas as forças policiais, Guarda Municipal e Secretaria de Educação”, explicou o prefeito.

 

Advertisement

Dário também apresentou um balanço das ações realizadas pela Prefeitura após o anúncio, na semana passada, das medidas emergenciais de combate e prevenção à violência nas escolas.

 

Na Operação Escola Segura, com a intensificação de patrulhamento nas unidades de ensino, a Guarda Municipal realizou 1.020 rondas preventivas no entorno de escolas municipais e particulares nos períodos matutino, diurno e noturno. O patrulhamento foi realizado pelas equipes da Ronda Escolar, do Projeto Integração, além de viaturas de Área e de Comando. 

Advertisement

 

Em uma semana, a GM recebeu 158 denúncias de ameaças de ataques em escolas, bullying, além de checagem de postagem de redes sociais, entre outras. “Destas denúncias, nenhuma teve comprovação, zero ocorrências”, disse o prefeito.

 

Advertisement

O canal prioritário de atendimento entre as escolas e a Guarda Municipal já conta com 86 unidades escolares cadastradas. Estas escolas já estão com o número exclusivo para acionar a GM em caso de emergência ou de alguma situação suspeita.

 

A adesão das escolas particulares ao Monitora Campinas também avançou. Cento e trinta estabelecimentos privados se interessaram pelo projeto, 34 escolas já aderiram e 96 estão com processo em andamento. O Monitora Campinas é um projeto da Secretaria Municipal de Segurança Pública que faz parceria com a iniciativa privada para o compartilhamento de imagens de câmeras de segurança.

Advertisement

 

Fake news

 

Advertisement

Dário solicitou ainda a colaboração da sociedade no enfrentamento a fake news. “Pedimos que as pessoas tenham responsabilidade antes de compartilhar uma informação. Verificar na mídia, na imprensa, se aquela informação é verdadeira antes de espalhar no WhatsApp ou rede social. Se não for noticiado por um órgão de imprensa, é fake. Não passem informações antes de verificar veracidade”, frisou o prefeito.

 

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare