Connect with us

Geral

Prefeito recebe secretário de Agricultura para conhecer Usina Verde

imagem 152

O prefeito de Campinas, Dário Saadi, recebeu o secretário estadual da Agricultura, Gustavo Junqueira, na manhã desta quinta-feira, 22 de abril, para uma visita à usina de compostagem do município, a Usina Verde. O equipamento ocupa uma área de 17 hectares dentro da Fazenda Santa Elisa, no Instituto Agronômico de Campinas (IAC), que pertence ao governo do Estado.
 

 

A Usina Verde de Campinas é a primeira usina pública a funcionar nesses moldes, no Brasil. A estrutura produz adubo orgânico utilizando como matéria prima o lodo de esgoto, da Sanasa, restos de galharia e caixas, do DPJ (Departamento de Parques e Jardins) e de feiras livres e, em breve, também caixas de frutas e verduras, da Ceasa. O IAC é o responsável por medir a fertilidade do adubo e certificar a qualidade.



 

O projeto foi elaborado pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos em parceria com a Sanasa, a Ceasa (Centrais de Abastecimento de Campinas) e com o IAC (Instituto Agronômico de Campinas).



 
“A montagem e funcionamento da Usina Verde foram possíveis graças a uma parceria com o governo do Estado, por meio do IAC, que cedeu a área para a implantação e faz o estudo técnico do material processado. Uma empresa já foi contratada para fazer a operação. É uma parceria que deu certo, e o meio ambiente agradece”, disse o prefeito Dário Saadi.


 

O secretário estadual de Agricultura, Gustavo Junqueira, cumprimentou Campinas pelo projeto. “Parabéns a todos pela condução deste projeto, que é de vários Cs: comprometimento, com o agro e com a natureza; ciência, que permite trazer e testar novidades; cidades, para que os municípios tenham participação na política regional; clima, beneficiado pelo cuidado com o meio ambiente; capital, gerando recursos; entre outros. Este trabalho é de companheirismo e consciência. E é uma referência para outras cidades, o Brasil e o planeta”, reforçou.

 

O secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulella, explicou que aproximadamente de 300 toneladas de resíduos deixarão de ser enviadas ao aterro sanitário diariamente. O material é transformado em adubo orgânico, que está sendo testado nos experimentos do IAC. “Estamos transformando lixo em adubo orgânico. Será um modelo para o país, não há outra usina como esta. A sustentabilidade é total, é uma reciclagem biológica que permite economizar mais de R$ 1 milhão por mês em uso do aterro”, detalhou.

 

A Usina Verde tem capacidade para processar até 300 toneladas de resíduos por dia, transformando o material em adubo. Atualmente, está funcionando com capacidade de 100 toneladas por dia.

 

Para Marcos Antonio Machado, diretor do IAC, a Usina Verde representa uma grande oportunidade de desenvolver e agregar tecnologia, ao transformar resíduos em adubo.

 


“É algo que veio para ficar, um exemplo para o Brasil”, disse o secretário de Habitação e presidente da Cohab Campinas, Arly de Lara Romeo, que na época da implantação da Usina Verde era presidente da Sanasa.

 

Também participaram da visita o secretário da Chefia de Gabinete, Aderval Fernandes; o presidente da Sanasa, Manuelito Magalhães Júnior; o diretor administrativo da Ceasa, Guilherme Lobo, o vereador Carlos Rossini, e o pesquisador do IAC, Sérgio Carbonell, entre outros envolvidos com o projeto.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare