O prefeito Dário Saadi formalizou a entrega de 2.111 matrículas do programa de regularização fundiária do município. A ação faz parte do Plano de 100 Dias do governo, que contemplou oito núcleos habitacionais e beneficiou mais de 8.500 famílias, que viviam em loteamentos informais, alguns ocupados há mais de 60 anos.




Ao fazer a entrega das matrículas aos líderes comunitários Noé Ramom da Silva, do N.R. Paranapanema fase 1; Elídio Guimarães, do N.R. Residencial Sete de Setembro; e Valtair Celso Rodrigues, do N.R Gênesis; Dário Saadi destacou que “estava entregando  não apenas a  escritura, mas também resgatando a dignidade de cidadãos que lutaram pelo direito à moradia”.



O prefeito ressaltou que os moradores de núcleos informais vivem com a insegurança de que um dia possam ser tirados da casa e perder o teto. A regularização fundiária veio para afastar este medo. Agora ele sabe que com a escritura na mão não tem mais volta. “Ele já pode mostrar para seus filhos e seus netos que tem casa própria”, disse o prefeito.
 

Mais dez escrituras em 2021

O presidente da Cohab e secretário Municipal da Habitação, Arly de Lara Romêo, ressaltou que conseguiu superar a meta prevista para os 100 primeiros dias de governo, que era de  entregar 2 mil novas matrículas. “Estamos entregando 2.111, mas queremos ir além. Vamos regularizar mais 10 mil imóveis até o final de 2021. Trabalhamos pela inclusão social e para que todos tenham seu teto regularizado porque acreditamos que todo cidadão deve ter o direito real ao imóvel próprio”, concluiu. O presidente da Câmara Municipal, vereador Zé Carlos, também participou do evento, representando o Legislativo.

Para o representante do Núcleo Residencial Genesis, Valtair Celso Rodrigues, que falou pelas comunidades beneficiadas, o trabalho coroou uma luta de muitos anos de milhares de famílias pelo reconhecimento ao direito de moradia e disse esperar que este trabalho continue a beneficiar  muito mais cidadãos, que ainda moram em núcleos residenciais informais e que aguardam há muitos anos pela regularização dos imóveis onde residem.
 

Oito comunidades

Os 2.111 imóveis regularizados estão localizados em oito núcleos residenciais do município:  Residencial Sete de Setembro, com 255 unidades habitacionais;  Paranapanema, com 432; Gênesis, com 357; Eldorado dos Carajás, com 620; Nilópolis, com 40; Renascença, com 145; Titulação DIC V, com 244; e Ulisses Guimarães Praça R, com 18.