Connect with us

Geral

Palestra aborda violências, suicídios e outras emergências em escolares

imagem 84

A palestra sobre violências, suicídios e outras emergências em escolas, ministrada pela professora da Universidade de São Paulo (USP) Elaine Gomes Dos Reis Alves, na manhã desta sexta-feira, reuniu cerca de150 pessoas no Salão Vermelho do Paço Municipal. Mais de 1,1 mil pessoas acessaram o canal do Youtube da Prefeitura durante a transmissão ao vivo. O conteúdo está disponível no https://www.youtube.com/watch?v=XqSDMUoABwg .
Com o objetivo de contribuir com as discussões acerca da violência nas escolas e estratégias para o enfrentamento desta realidade, a professora Elaine falou sobre as violências cotidianas, atentados e emergências em escolas; como lidar com o suicídio, suas causas e consequências; reconhecimento de riscos; importância do plano de contingência; prevenção x ações de resposta e reconstrução pós-trauma.
De acordo com ela, o mais importante é conscientizar as pessoas sobre as violências cotidianas nas escolas. “As violências precisam ser olhadas e combatidas constantemente, não apenas quando ocorre um atendado. Neste momento de ameaças, precisamos refletir juntos sobre qual é de fato o risco e como a escola está se organizando para um momento de desastre. Por isso é preciso conscientizar todos os indivíduos – para que reflitam sobre o seu papel na formação de alguém”, explicou a professora.
Representando o prefeito Dário Saadi, o diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado, reforçou a experiência, domínio e reconhecimento do trabalho desenvolvido pela professora Elaine na área de desastres e da parceria firmada com a Defesa Civil de Campinas desde 2007.
Todo ano a professora Elaine ministra treinamentos sobre os assuntos relacionados a psicologia dos desastres e emergências, temas sobre os quais ela tem muito conhecimento e nos assessora. Essa palestra sobre violências já estava agendada e faz parte do acompanhamento que ela nos oferece via parceria”, colocou.
Furtado destacou, ainda, que o tema das emergências em escolas está sendo tratado por Campinas com a celeridade e seriedade que exige por meio de políticas públicas que incluem programas e parcerias.
O evento faz parte do compromisso assumido por Campinas com a iniciativa “Construindo Cidades Resilientes” (MCR2030) do Escritório das Nações Unidas para a Redução de Riscos (UNDRR). A realização é do Centro de Resiliência a Desastres de Campinas (CRDC) em parceria com o Centro De Estudos e Pesquisas Sobre Desastres da Unicamp (Ceped) e com apoio da MCR2030.
Elaine Gomes Dos Reis Alves
Com vasta experiência no assunto relacionado com ataques em escolas, a professora Elaine é pós-doutora, especialista em emergências e desastres humanitários e integrante do Laboratório de Estudos sobre a Morte do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, está trabalhando com a Escola Estadual Thomazia Montoro da capital paulista, onde houve um ataque com uma vítima fatal em 27 de março.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare