Connect with us

Geral

Operação Emdec/GM aborda 34 veículos e apreende moto com dispositivo para ocultar placa

operacao

Em mais uma operação de fiscalização realizada nesta sexta-feira, 6 de outubro, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e a Guarda Municipal (GM) apreenderam uma motocicleta CB300 com dispositivo elétrico instalado para retrair a placa, impossibilitando o registro pelos equipamentos de fiscalização eletrônica (radares). No total, a operação abordou 34 veículos, sendo 25 motocicletas e nove utilitários. A blitz ocorreu na avenida Guilherme de Campos (sentido bairro – Centro), no trecho anterior à avenida Wagner Samara.  

A motocicleta foi encaminhada ao Pátio Municipal por conta da alteração nas características originais. Também houve a apreensão de uma motocicleta CG 150, que apresentava R$ 76,4 mil em multas. Foram efetuadas 26 autuações no total, 24 aplicadas a motocicletas e duas delas para automóveis, podendo haver mais de uma autuação por veículo.

Além das autuações, quatro motocicletas e dois carros foram removidos ao Pátio Municipal e outros seis motociclistas regularizaram as situações identificadas no momento da abordagem, no próprio local, conforme permite a legislação.  

Advertisement

A Guarda Municipal abordou 46 homens e oito mulheres. Trinta e sete motociclistas e garupas que estavam com a viseira levantada receberam orientações educativas sobre a importância de utilizar os equipamentos de segurança obrigatórios, da forma correta.  

Fiscalização intensificada 

As operações de fiscalização visam ampliar a segurança dos condutores a partir da dissuasão de comportamentos de risco. E identificar infrações ao Código de Trânsito Brasileiro, tais como placas encobertas ou adulteradas, pilotagem com apenas uma das mãos, uso de pneu “careca” e de capacete com a viseira aberta. A Guarda Municipal também realiza as abordagens sob o aspecto criminal.    

Advertisement

As abordagens se embasam na aplicação da Lei 14.599/2023, que ampliou as competências dos órgãos municipais no que se refere à fiscalização de trânsito. Desde então, os agentes da mobilidade urbana podem fiscalizar diversos enquadramentos do Código de Trânsito Brasileiro, entre eles o estado de conservação dos veículos e a documentação.  

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare