Connect with us

Geral

Operação de trânsito para o Finados mobiliza equipes da Setransp/Emdec

imagem 236

Com o objetivo de promover a segurança nos deslocamentos durante o feriado prolongado de Finados e facilitar o acesso da população aos cemitérios da cidade, a Secretaria de Transportes (Setransp) e a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) programaram uma operação especial de trânsito e transporte.

As ações têm início no sábado, dia 30 de outubro, e se estendem até a terça-feira, dia 2 de novembro, sempre no período das 7h até as 19h. Entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro, as equipes da Emdec monitoram o tráfego de veículos, realizando as intervenções pontuais necessárias.

A operação se intensifica no dia 2 de novembro, feriado de Finados, quando 25 agentes da Mobilidade Urbana, por turno, realizam ações operacionais no entorno dos cemitérios, orientando motoristas e usuários do transporte público coletivo.

Advertisement

A atuação dos agentes irá se concentrar nos cemitérios Nossa Senhora da Conceição – Amarais, Parque das Aléias e Parque Flamboyant, Parque das Flores, Saudade e Sousas. Neste último, não haverá operação permanente, o local será monitorado pelas equipes da Emdec.

O Terminal Multimodal “Ramos de Azevedo”, onde a movimentação de pedestres e veículos se intensifica durante os feriados prolongados, também será monitorado. No final de setembro, 16 vagas rápidas de estacionamento foram implantadas no entorno do terminal rodoviário, facilitando o embarque e desembarque de passageiros no local. Na Rua Dr. Pereira Lima, em frente ao terminal, há 11 vagas disponíveis, e outras cinco vagas foram demarcadas na Avenida General Euclides Figueiredo. O tempo de permanência é de 15 e 30 minutos, respectivamente, com o pisca alerta acionado.

No entorno dos cemitérios e do terminal rodoviário, as equipes da Emdec buscam manter a fluidez viária, realizando reserva de vagas (inclusive para uso de idosos e pessoas com mobilidade reduzida), readequações semafóricas, canalizações viárias preventivas, bloqueios e monitoramento do trânsito e transporte. Além da atuação dos agentes em campo, há o apoio remoto de operadores da Divisão de Controle Operacional, com auxílio das câmeras de monitoramento.

Advertisement

Transporte Público
No feriado de 2 de novembro, as principais linhas de ônibus, que prestam atendimento aos cemitérios, serão reforçadas para suprir o aumento da demanda de passageiros. As linhas irão operar com a frota de veículos praticada aos sábados, ou seja, não haverá a redução de oferta característica dos feriados.

A operação será reforçada nas linhas 316 (Parque Cidade), que atende ao Cemitério dos Amarais; 123 e 205 (Terminal Campo Grande / Terminal Ouro Verde), que circulam na região do Cemitério Parque das Flores; 341 (Jardim São Gabriel), que leva aos cemitérios da Saudade e Parque das Acácias; e 397 (Gramado), que atende aos cemitérios Parque Flamboyant e Parque das Aléias.

Para acessar os cemitérios, as pessoas com restrições severas de mobilidade, permanente ou temporária, também contam com o transporte oferecido pelo PAI-Serviço. Todos os usuários cadastrados podem solicitar agendamento, pelo telefone 118 (Fale Conosco Emdec), na opção 1; ou pelo aplicativo da Emdec. No dia 2 de novembro (Finados), os deslocamentos poderão ser agendados para o período das 7h até as 18h.

Advertisement

Para mais informações sobre o transporte público, a população conta com o aplicativo “Cittamobi”, disponível para sistemas operacionais Android e iOS. Ele informa, em tempo real, o horário da chegada do ônibus no ponto e itinerários, entre outras funcionalidades.

Dúvidas sobre trânsito e transporte podem ser esclarecidas pelos canais do Fale Conosco Emdec, pelo telefone 118, site (portal.emdec.com.br/faleconosco). Há também a opção de baixar o aplicativo “Emdec”, disponível para download no Google Play e App Store. Para chamadas realizadas a partir de outra cidade ou DDD, o telefone é (19) 3731-2910.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare