Connect with us

Geral

Oficinas sobre PIDS em Barão Geraldo continuam dias 13 e 15 de março

imagem 79

Foi realizada na noite de ontem, 9 de março, a segunda Oficina Regional no Distrito de Barão Geraldo do processo participativo sobre as mudanças das regras de zoneamento propostas pela Prefeitura para a região do Polo de Inovação e Desenvolvimento Sustentável (PIDS) de Campinas. Participaram 52 moradores, que se reuniram na Associação PróBairro, na Cidade Universitária. Para próxima semana, estão agendados mais dois encontros, dias 13 e 15, em outras regiões do distrito (veja agenda abaixo).

 

 

Advertisement

Ao longo de março foram programadas seis oficinas de apresentação da proposta inicial. Com a organização da Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo (Seplurb) e de um grupo de moradores de Barão, as oficinas discutem da minuta do Projeto de Lei Complementar (PLC) de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo para a área do polo que fica no distrito. Na região em debate, estão instalados centros e empresas de tecnologia, universidades e laboratórios de pesquisa.

 

 

Advertisement

“Esses encontros iniciais para conhecimento do projeto e da região que o PIDS abrange são fundamentais para esclarecer o que realmente está sendo proposto”, analisa a secretária municipal de Planejamento e Urbanismo, Carolina Baracat Lazinho. Ela tem participado das reuniões e convida a comunidade a se envolver: “Todos são bem-vindos. Quanto mais diversidade e presenças no processo de discussão tivermos, mais positivo será o resultado”. 

 

 

Advertisement

Como ocorreu na primeira oficina, no dia 7 no salão da Paróquia Frei Galvão, ontem os representantes da comunidade se organizaram em grupos de atividades, segundo metodologia de trabalho apresentada pelos técnicos da Seplurb e do Centro de Estudos sobre Urbanização para o Conhecimento e a Inovação (Ceuci), da Unicamp. 

 

 

Advertisement

Inicialmente houve uma apresentação da proposta da mudança de zoneamento para a região do PIDS. Seguindo a dinâmica proposta, cada um dos cinco grupos definiu um orador e debateu os pontos do PLC, com a coordenação de um moderador do Ceuci. Ao final, cada orador apresentou as questões levantadas por seu grupo, anotadas em um quadro para acompanhamento dos presentes. Os apontamentos farão parte da sistematização das oficinas de discussão e voltarão a ser avaliados em maio, quando na rodada de oficinas deverão ser construídas propostas que possam ser aproveitadas para a projeto de lei.

 

Membros da Comissão de Acompanhamento do processo participativo de discussões, composta por nove moradores de Barão eleitos na reunião geral realizada no dia 4 de março, também estiveram no encontro.

Advertisement

 

 

Agenda das oficinas

Advertisement

 

 

As oficinas explicativas do PLC do PIDS foram distribuídas em regiões distintas de Barão Geraldo para dar oportunidade para que mais moradores participem. Em maio haverá outros seis encontros para debate e construção de propostas. 

Advertisement

 

 

Confira o calendário das próximas quatro reuniões da fase explicativa sobre o polo em Barão Geraldo:

Advertisement

 

 

13/03 – Oficina Regional 3 – 18h30, no salão da Igreja Santa Izabel (Rua Angelo Vicentim, nº 601, na região central de Barão Geraldo).

Advertisement

 

15/03 – Oficina Regional 4 – 18h30, no salão da Paróquia Nossa Senhora Conceição Aparecida (Rua Guerino Bristotti, nº 273, no Jardim Myriam).

 

Advertisement

21/03 – Oficina Regional 5 – 18h30, no salão da Comunidade Nossa Senhora das Graças (Rua João Lugdero Ferreira, nº 270, no Bosque Palmeiras).

 

23/03 – Oficina Regional 6 – 18h30, na Escola Municipal “Dulce Bento Nascimento” (Rua Aldo Grigol, nº 356, no Guará). 

Advertisement

 

 

Participação

Advertisement

 

 

Aqueles que não puderem participar das oficinas presenciais, podem conhecer a minuta do PLC do PIDS e enviar sugestões pelos canais digitais. A apresentação sobre a proposta e o texto da minuta do PLC de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo – Polo de Inovação e Desenvolvimento Sustentável (PIDS), entre outros materiais de apoio, estão disponíveis no link https://portal.campinas.sp.gov.br/secretaria/planejamento-e-urbanismo/pagina/pids-polo-de-inovacao-e-desenvolvimento-sustentavel. 

Advertisement

 

 

As manifestações sobre a minuta podem ser encaminhadas pela internet ou diretamente no protocolo na Prefeitura. O formulário para sugestões pode ser acessado em https://forms.campinas.sp.gov.br/index.php/437865?lang=pt-BR.  

Advertisement

 

 

A população também pode obter mais esclarecimentos sobre a proposta pelo e-mail [email protected].    

Advertisement

 

 

O polo

Advertisement

 

 

O Polo de Inovação e Desenvolvimento Sustentável (PIDS) abrange a região onde fica o Polo de Alta Tecnologia e sua área de ampliação, os campi da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Pontifícia Universidade Católica (PUC-Campinas) e inclui o HUB Internacional para o Desenvolvimento Sustentável (HIDS) da Unicamp, onde se localiza a Fazenda Argentina. O restante pertence a particulares e entidades, como o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), onde está instalado o acelerador de partículas do Laboratório Nacional de Luz Sincrotron, além de fazendas e glebas de terra ainda não parceladas.

Advertisement

 

 

A proposta de mudança no zoneamento para a criação do PIDS visa criar condições de urbanização a partir de um modelo desenvolvimento sustentável; com a alteração da permissão de ocupação de parte daquele território para Zona Mista (ZM) – hoje definida como Zona de Atividade Econômica (ZAE) – seriam permitidas atividades econômicas comerciais ao lado de residências. A finalidade é fomentar um ecossistema de troca e convívio para trabalhar, morar e ter lazer, em que os profissionais da área de ciência, tecnologia e pesquisa possam manter uma rede de contatos no próprio ambiente em que vivem.

Advertisement

 

 

Além da ocupação mista na zona de centralidade do polo, a proposta prevê a criação do Parque Ambiental Anhumas, em uma área de preservação ambiental ao longo do ribeirão que corta a região. Também está prevista a ampliação das diretrizes viárias e destinação de áreas públicas, além da priorização do transporte público e modais sustentáveis, como as ciclovias e ciclofaixas, e estímulo ao pedestre.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare