Eventos

Tradicional Festa do Fecha Corpo acontece pela 20ª vez em Barão Geraldo

Uma das mais antigas tradições do distrito de Barão Geraldo, a Festa do Fecha Corpo, está pronta para celebrar sua 20ª edição no dia 29 de março, Sexta-Feira Santa. Das 10h às 19h, os moradores e visitantes terão a oportunidade de participar desse evento que mistura folclore e religião, celebrando a cultura local e oferecendo um momento de convívio comunitário.

A Festa do Fecha Corpo é conhecida por sua prática singular de tomar uma cachaça especial elaborada com sete ervas, considerada um “santo remédio” para proteger contra mau-olhado, inveja e algumas doenças. Além da cachaça, serão distribuídos milhares de lanches feitos com patê de atum ou sardinha. O evento deste ano, que conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Sanasa e do vereador Arnaldo Salvetti (MDB), promete continuar a tradição de oferecer essa bebida especial, preparada com cuidado e seguindo os rituais tradicionais.

Desde sua primeira edição, a Festa do Fecha Corpo tem crescido constantemente, e neste ano serão distribuídos gratuitamente 100 litros da cachaça especial, marcando o primeiro grande evento pós-pandemia na região. Espera-se um público aproximado de 3 mil pessoas, vindas não apenas de Barão Geraldo, mas também de outras áreas de Campinas e regiões vizinhas.

“A Festa do Fecha Corpo mistura folclore e religião e pode ser frequentada por qualquer pessoa. O evento é inspirado em festa do mesmo nome que acontece em Monte Alegre do Sul e foi trazida ao distrito por um antigo morador, Antonio Scavassa, já falecido. Chegam pessoas de vários pontos diferentes de Campinas e até de outras cidades da região”, afirma Edenilson Constante Grilo, da Comissão Organizadora do evento.

Além da cachaça especial e dos lanchinhos, o evento contará com uma estrutura preparada para receber os visitantes, incluindo tendas para proteção contra o sol ou chuva, um trenzinho para passeios das crianças pelo distrito e um palco onde se apresentarão artistas locais e regionais. A apresentação será conduzida pelo locutor Miltinho.

A Festa do Fecha Corpo será realizada no Bar Toca do Tatu, localizado na Rua Ângelo Vicentin, 598, Centro, Distrito de Barão Geraldo, Campinas, em frente ao Salão Paroquial Santa Isabel. O evento terá início às 10h e seguirá até às 19h.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desabilite o AdBlock