Connect with us

Eventos

Escolas públicas de Mogi Mirim vão grafitar murais sobre Mata Atlântica e Empoderamento Feminino

projetoGrafite

Mogi Mirim vai ganhar mais cor durante o mês de maio. Entre os dias 15 e 18 deste mês, alunos das escolas públicas E.E.Professor Ernani Calbucci e da EMEB Professora Maria Nilsen Oliveira Leite, no bairro Tucura, vão criar duas grandes obras de arte a céu aberto instruídos pelo artista plástico Alexandre Filiage, reconhecido internacionalmente pelas obras que retratam a fauna brasileira.

A ação social faz parte do Projeto Grafite, que tem como objetivo promover a democratização do acesso à cultura, lazer e entretenimento para a população infantojuvenil.

Nos dias 15 e 16, Filiage vai ministrar aulas teóricas e práticas de grafite profissional para cerca de 120 alunos de 12 a 16 anos da E.E.Professor Ernani Calbucci. Juntamente com o artista, os adolescentes irão criar um mural com retratos da fauna e flora brasileiras, inspiradas na Mata Atlântica.

Advertisement

Já dos dias 17 e 18, será a vez de aproximadamente 60 alunos de 9 a 10 anos da EMEB Professora Maria Nilsen Oliveira Leite participarem das aulas. No local, será criado um grande mural sobre, inspirado no tema “empoderamento feminino”. Cerca de 60 adolescentes da Ernani Calbucci também serão convidados para as pinturas do segundo mural.

De acordo com organizadores do projeto, equipamentos de segurança como máscaras, luvas e óculos serão entregues a todos os participantes para evitar a inalação de produtos químicos e protegê-los de qualquer situação que ofereça risco.

Realização

Advertisement

O Projeto Grafite é uma realização do Instituto Eco Ambiental e Social (IEAS) em parceria com a Tenneco. A ação conta com apoio da Prefeitura Municipal de Mogi Mirim e da Diretoria de Ensino do Estado de São Paulo.

OficinasdeGrafite

As oficinas de artes plásticas incluirão aulas teóricas e práticas. Os participantes serão convidados a grafitar coletivamente e farão parte da construção de uma grande obra de arte.

Advertisement

As aulas incluem ensinamentos sobre:

– História do grafite

– Principais artistas de cada época

Advertisement

– Como diferenciar grafite de pichação

– Técnicas tradicionais como o uso de spray e como aplicar, distância e velocidade no uso

– Tipo de tinta (óleo ou acrílica)

Advertisement

– Uso de estêncil, aerógrafo, giz de cera, giz pastel, giz oleoso e de que forma é possível obter visão de profundidade nas obras

Alexandre Filiage

As obras de Alexandre Filiage já são atração em Mogi Mirim. O artista é responsável pela criação do Memorial do Samba, painel que ocupa toda a parte de trás do Teatro de Arena, e pelo mural da ETEC Pedro Ferreira Alves, também criado com a participação dos alunos.

Advertisement

Em Campinas, o artista criou um painel de aproximadamente 180 m² localizado em um dos paredões laterais da avenida Aquidabã, próximo ao Bosque dos Jequitibás,

Filiage trabalhou como ilustrador publicitário em São Paulo e viveu nove anos na Espanha. Lá, teve contato com o trabalho de muralistas que o inspiraram a seguir a trajetória da pintura mural. De volta ao Brasil, desenvolveu uma técnica de pintura multicolorida e de formas estilizadas, utilizando nas imagens plantas e animais típicos dos locais onde as obras são realizadas, com influência da Pop Arte e da ilustração norte-americana.

SobreaTenneco

Advertisement

A Tenneco é um dos principais designers, fabricantes e comerciantes de produtos automotivos, a nível mundial, para clientes de equipamentos originais e pós-venda, através dos nossos quatro grupos de negócios, DRiV, Performance Solutions, Clean Air e Powertrain. A Tenneco ainda vem impulsionando avanços na mobilidade global, fornecendo soluções tecnológicas para mercados globais diversificados, incluindo veículos leves, caminhões comerciais, off-road, industriais, de automobilismo e mercado de reposição.

Fotos: Michelli Cristine Lucas

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare