Connect with us

Geral

EGDS inicia curso de cuidados com animais para bolsistas do Mão Amiga

imagem 119

A Secretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, por meio da Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor (EGDS), iniciou nesta sexta-feira, 15 de abril, o curso de Agente de Ação Animal, para bolsistas do programa Mão Amiga. A ação está dentro do Plano dos 100 dias de governo.


 

A capacitação está sendo feita em parceria com as secretarias de Assistência Social, Pessoas com Deficiência e Direitos Humanos e Verde e Desenvolvimento Sustentável, por meio do Departamento do Bem-Estar Animal (DPBEA).




 

Paulo Anselmo Nunes Felippe, médico veterinário do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal (DPBEA) ficou satisfeito com a experiência da primeira aula virtual do grupo. “Achei que foi legal, porque eles foram bem participativos. Eu deixei uma provocação para a próxima aula, que acredito que também será bem interessante”, disse.





Com aulas práticas e teóricas, o curso Agente de Ação Animal tem por objetivo oferecer o conhecimento necessário para que o aluno possa trabalhar não só como auxiliar de médicos veterinários e condutores de cães, como desenvolver outras atividades profissionais relacionadas à prestação de serviços na área.




Para a secretária de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Eliane Jocelaine Pereira, a capacitação é um marco nas atividades desenvolvidas pela EGDS. “O foco da EGDS tem sido, na maioria das capacitações, os servidores municipais. Estamos ampliando nosso público para os bolsistas do Mão Amiga, que são colaboradores nas ações do município, para despertar o sentimento de pertencimento à sociedade e contribuir para a reinserção deles no mercado de trabalho”, disse.




Ainda segundo a secretária, a qualificação profissional também visa ajudá-los na superação da situação de rua. “A autonomia de uma pessoa que busca a saída definitiva das ruas pode ser construída e fortalecida também por meio dos vínculos sociais que lhe tragam o pertencer digno à teia da sociedade. Esses vínculos, quando desenvolvidos no trabalho qualificado e útil à sociedade, trazem resultados duradouros”, completou.



As aulas, virtuais e com 45 minutos cada, acontecerão de 15 de abril a 21 de junho, nos abrigos onde os bolsistas vivem.



De acordo com a coordenadora da EGDS, Marisa Córdoba, em cada local haverá uma pessoa de apoio para ajudá-los. “Os abrigos contam com uma pessoa responsável, que já auxilia os bolsistas, também, nas capacitações. Vamos utilizar a mesma infraestrutura dos cursos que já são oferecidos para eles”, disse.



Mercado Pet



De acordo com o Instituto Pet Brasil, o País é o terceiro maior mercado pet do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos e da China. “É um mercado em expansão, que não entrou em crise mesmo com a pandemia. Além de clínicas veterinárias e serviços de banho e tosa, temos hotéis, creches, spas, passeios, enfim, uma infinidade de serviços em que os conhecimentos adquiridos com o curso são considerados pré-requisitos”, explicou Paulo Anselmo.



Grade curricular



Entre os temas que fazem parte da grade curricular estão: bem-estar animal e direito dos animais, Estatuto dos Animais de Campinas, políticas públicas de bem-estar animal em Campinas e no Brasil, conceitos básicos de cinologia (estudo dos cães) e felinologia (estudo dos felinos), deontologia (conjunto de deveres profissionais) e ética do profissional médico veterinário.



As aulas abordarão também os conceitos básicos de Vigilância à Saúde, microbiologia básica, principais zoonoses, saúde ocupacional, biossegurança no local de trabalho, anatomia e fisiologia veterinária e contenção de animais domésticos.



Aplicação de fármacos, papel do auxiliar no centro cirúrgico, recuperação de animais após urgência, apoio no atendimento de grandes animais e principais doenças dos animais completam a lista de temas abordados nas aulas teóricas.



Já as aulas práticas serão desenvolvidas nas dependências do DPBEA em esquema de rodízio (três alunos por dia) – com tratamento de pós-exposição de raiva. No local, eles aprenderão a contenção de animais domésticos (pequenos e grandes), vias de aplicação de fármacos em animais domésticos, limpeza de instalações de animais domésticos e exames laboratoriais.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare