Connect with us

Geral

Demonstração de transporte e armazenamento comprova segurança das vacinas

imagem 103

As equipes do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) e do Centro de Saúde Boa Vista, apresentaram, na manhã desta quinta-feira, 10 de novembro, uma simulação de todo o processo de transporte e armazenamento de vacinas, até o momento da aplicação. O objetivo foi mostrar como os imunizantes se mantêm seguros e eficazes durante o procedimento e por isso são tão confiáveis, tanto no que diz respeito à finalidade, que é proteger contra doenças, quanto na gestão das doses, que se mantêm em alto padrão de qualidade. 

 

Esta ação faz parte de uma estratégia de mobilização para conscientizar as pessoas sobre a importância da vacinação, lançada nesta quarta-feira, dia 9. 

Advertisement

 

Entre as medidas anunciadas sobre a importância de tomar todas as vacinas, está a campanha “Não Paralise os Sonhos de uma Criança”, com foco na imunização contra a poliomelite, que está abaixo da média, e traz de volta o risco da paralisia infantil. 

 

Advertisement

A diretora do Devisa, Andrea von Zuben, explicou que o controle de qualidade e segurança de vacinas é muito rigoroso. “É fundamental que as pessoas tomem a vacina e evitem o surgimento de novos casos para diversas doenças, como a pólio, por exemplo”. 

 

A coordenadora de Imunização, Chaúla Vizzeli, explicou, durante a demonstração na manhã de hoje, que as doses permanecem refrigeradas, em temperatura entre 2 e 8 graus, no almoxarifado, e durante todo o transporte até chegar às unidades de saúde, onde são armazenadas em geladeiras específicas para vacinas. “O padrão de excelência é mantido com controle rigoroso. Estamos mostrando que esse processo é seguro e transparente para que as pessoas não tenham receio de se vacinar e levar as crianças para tomar todas as doses”, reforçou Chaúla.

Advertisement

 

Se, mesmo com o controle do processo, houver algo de força maior, como uma queda de energia prolongada, as doses são devolvidas, passam por análise e se estiverem prejudicadas, de alguma forma, são descartadas.

 

Advertisement

No lançamento da campanha “Não Paralise os Sonhos de uma Criança”, a Prefeitura de Campinas anunciou uma parceria com o Circo do Chaves para distribuir um par de ingressos para a atração a todas as crianças que atualizarem a carteira de vacinação. A distribuição dos convites começará nos próximos dias. Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde manterá uma série de eventos até o início de dezembro para sensibilizar as pessoas em relação à importância das vacinas, principalmente da poliomielite.

 

A vacinação está disponível em todos os centros de saúde. Mais informações: https://vacina.campinas.sp.gov.br/

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare