Connect with us

Geral

Campinas não terá reajuste na tarifa do transporte público em 2024

369 (Pq. Imperador)

Uma boa notícia para o usuário do transporte público coletivo de Campinas. Enquanto outros municípios já divulgam reajustes, a Administração Municipal optou por não reajustar a tarifa dos ônibus que circulam na cidade durante 2024. O Bilhete Único comum, que hoje está em R$ 5,45, permanecerá com este valor ao longo do ano que vem. 

Campinas não terá aumento no preço da passagem de ônibus para 2024. Entendendo o impacto de um aumento da passagem de ônibus no orçamento familiar, principalmente das famílias que vivem em situação de vulnerabilidade, nós decidimos não aumentar o preço da passagem de ônibus”, ressaltou o prefeito, Dário Saadi.

A decisão foi tomada a partir da avaliação da conjuntura atual. O valor do óleo diesel, por exemplo, ficou estável esse ano, sofrendo poucas alterações.

Advertisement

Além disso, após um período em que o transporte público ainda sofria impactos da pandemia, o volume de passageiros mostrou recuperação. Se em 2022 foram transportados 122 milhões de usuários, em 2023 esse número subiu para 124 milhões. Ou seja, houve uma diferença de 2 milhões na escolha do transporte coletivo para deslocamento. 

Equilíbrio nas contas 

Importante ressaltar que essa é uma decisão já consolidada. Se houver algum contratempo no cenário econômico, esse impacto não se refletirá na tarifa. Caso haja necessidade, estudos serão feitos para reequilibrar o subsídio pago às empresas de ônibus. Neste ano, de acordo com o decreto 22.857 de 5 de julho de 2023, o valor para o subsídio do transporte coletivo foi de 156 milhões. 

Advertisement

Campinas tem hoje uma frota de 1017 ônibus e transporta, em média, 337 mil por dia útil. 

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare