Connect with us

Geral

Canil da GM conquista o 2º lugar na colocação geral de campeonato de cães

imagem 134

O Canil da GM Campinas conquistou a 2ª colocação geral no 13º Campeonato de Cães das Guardas Municipais do Brasil, realizado em Mogi Mirim no último sábado, dia 13 de maio. Mais de 30 cidades de todo país participaram da competição. 

 

O pastor-belga-malinois Cheddar, que faz parte da equipe de K9s do Canil da GM, conquistou o 1º lugar na modalidade Agilidade, 2ª posição na Abordagem e 12º em Faro. “Ele foi um dos poucos cachorros no Campeonato que disputou provas nas três modalidades”, disse o condutor do k9, o guarda municipal Gilmar Freire. Cheddar tem três anos e onze meses e participa deste campeonato pela segunda vez.

Advertisement

 

A competição de Agilidade é realizada em uma pista e envolve saltos de obstáculos, inclusive pulando um carro, morder um figurante e andar sob barreiras. Cheddar competiu com 21 cães neste quesito e obteve a nota máxima, de 100 pontos. “Ele foi o único cachorro que não cometeu nenhuma falha”, destacou Gilmar. 

 

Advertisement

Na Abordagem, Cheddar fez 80 pontos, competindo com outros 25 cães e ficou na 2ª colocação. Já na prova de Faro, que consistiu em verificar três pontos onde havia entorpecentes escondidos, o k9 da GM de Campinas obteve também a pontuação máxima. Ele conseguiu encontrar maconha, crack e cocaína escondidos no tempo de um minuto e cinquenta segundos. Competindo com 41 cães, Cheddar ficou em quarto lugar no grupo e 12º na classificação geral dentro desta modalidade pelo critério de desempate, que levou em consideração o tempo que o cachorro levou para localizar os três tipos de drogas. 

 

A equipe do Canil de Campinas esteve no Campeonato com outras duas duplas de cães e seus condutores: o GM Bathuel Silva de Souza com o pastor-belga-malinois Swat e o GM Afonso Simão de Freitas com o K9 Flecha. Swat ainda está em treinamento e foi na disputa com o objetivo de fazer ambientação e o Flecha disputou a modalidade Faro. No apoio, estiveram ainda no evento os guardas municipais Marcos Antônio de Barros e Karina Oliveira Rauter.

Advertisement

 

Como premiação, o Canil da GM de Campinas recebeu três troféus: um pelo segundo lugar na classificação geral, um pela primeira colocação nas provas de Agilidade e outro pela segunda posição na modalidade Abordagem. 

 

Advertisement

O comandante do Canil, Gilberto Alves, ressalta que a atual administração vem investindo em equipamentos, estrutura e na renovação. “Isso reflete nos bons resultados nas competições e também nas grandes apreensões de entorpecentes em toda a cidade feita pela equipe do Canil, apoiando as polícias civil, militar e federal”, destaca Alves.

 

A Comandante da Guarda Municipal de Campinas, Maria de Lourdes Soares, esteve na manhã desta terça-feira, dia 16 de maio, para parabenizar a equipe campeã. “Foi um resultado muito importante para o Canil da GM Campinas”, ressaltou ela.

Advertisement

 

Canil

 

Advertisement

O Canil da Guarda Municipal de Campinas tem sete cães, sendo dois pastores alemães (Jin e Khorus), quatro pastores belga-malinois (Naruk, Cheddar, Flecha e Swat) e um beagle (Bart).

 

Os cachorros são treinados diariamente pelos seus condutores para operações de faro e também para este tipo de competição.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare