Connect with us

Geral

Primeira chuva do ano coloca Campinas em estado de atenção

tempestade

A chuva em Campinas na tarde desta quarta-feira, dia 3 de janeiro, colocou a cidade em estado de atenção. Choveu 90,4 mm em uma hora. O registro foi feito pela Defesa Civil no Jardim das Bandeiras (atualizado às 18h49). O Centro e a região Sul da cidade foram as áreas mais atingidas. Houve pontos de alagamentos em vias, imóveis e unidades de serviço público foram afetadas.

O estado de atenção é registrado quando o índice pluviométrico fica acima de 80,1mm. 

Por conta da chuva, a Emdec ativou a operação contra fluxo na rua Cel. Quirino com Expressa Waldemar Paschoal. Veículos não podem descer a General Marcondes e devem desviar pela avenida Moraes Sales. Agentes orientaram motoristas. 

Advertisement

Até o momento, foram registrados 15 alagamentos de imóveis, uma queda de muro e uma queda de árvore. Os imóveis estão localizados nos seguintes bairros: região Sudoeste – Jd. Novo Campos Elíseos (dois imóveis alagados), Jd. São Pedro de Viracopos (dois imóveis), Vila Aeroporto, Parque Aeroporto, Parque Universitário de Viracopos; Sul – Jardim das Bandeiras (dois imóveis), Vila Mimosa, Jardim do Lago (três imóveis), Parque São Martinho, Vila Lourdes. Também houve queda de muro no Jardim Proença e uma queda de árvore na Ponte Preta. 

Pontos de alagamento em vias

Av. Dr. Heitor Penteado x Kartódromo

Advertisement

Av. Das Amoreiras x  rua Alves do Banho

Rua Piracicaba x rua Luiz Marcelino Guernelli

AV. Orosimbo Maia x rua Paula Bueno

Advertisement

Av. Barão de Itapura x rua Eng Cândido Gomide

Rua Sacramento x rua Álvaro Muller

Av. Princesa D’Oeste x rua Avelino do Amaral

Advertisement

Av. Dr. Carlos de Campos x rua Pedro Tortima (curtume)

Av. John Boyd Dunlop x Anhanguera.

Hospital Mário Gatti 

Advertisement

O Hospital Mário Gatti e a Unidade Pediátrica Mário Gattinho sofreram danos pontuais com o temporal. Não houve interrupção nos atendimento, nem interdição de leitos. A assistência não foi prejudicada. As equipes de engenharia e manutenção estão atuando para levantamento dos danos e realização dos reparos necessários. Importante ressaltar que o telhado do Mário Gattinho está passando por revisão total, dentro da garantia da obra. 

Mercadão 

No Mercadão, mesmo com o excesso de água, não houve danos aos permissionários.

Advertisement

Educação

O muro da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Maria Pavanatti Fávaro, no Jardim São Cristovão, caiu com as fortes chuvas. A Secretaria Municipal de Educação já tomou providências e colocou, no início da noite, tapumes no entorno da unidade. A Guarda Municipal também fará a segurança da escola.

Nesta quinta-feira, engenheiros da Secretaria de Educação vão à escola para avaliar o caso e começar as tratativas para a reconstrução do muro. No momento da chuva a escola estava fechada, em virtude das férias escolares.

Advertisement

Segurança Pública 

Dois guardas municipais estavam atendendo a uma ocorrência fora da viatura e o veículo foi arrastado pela correnteza. Eles estão bem. O fato ocorreu no bairro Cidade Jardim, próximo à Estação do BRT.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare