Connect with us

Geral

Campanha ‘Morte Zerø no Trânsito’ busca zerar acidentes na Av. John Boyd

imagem 212

Zerar o número de acidentes com vítimas fatais na Avenida John Boyd Dunlop (JBD) e conscientizar a população sobre o excesso de velocidade praticado na via. Com esse intuito, o prefeito Dário Saadi lançou, nesta sexta-feira, dia 25 de fevereiro, a Campanha “JBD: Morte Zerø no Trânsito”, promovida pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e pela Secretaria de Transportes (Setransp). Em 2021, 12 pessoas perderam a vida na Avenida JBD. No total, 374 acidentes foram registrados na via, sendo 11 fatais.  

 

 

Advertisement

 

A campanha contempla quatro pilares: Gestão da Segurança Viária (reforço da sinalização e fiscalização); Vias Seguras (intervenções na geometria viária); Usuário Seguro (ações educativas e de comunicação); e Atendimento à Vítima (formação dos agentes da Mobilidade Urbana). As ações começaram já nesta sexta-feira (25/02), com blitze educativa em trechos da avenida, entre eles: Estação Garcia, Balão do Londres e PUC. A campanha se estende até junho e futuramente será espelhada em outros corredores com alta acidentalidade.  

 

Advertisement

 

 

“Para defender a vida, temos que ser ousados. Por isso, adotamos a meta de zerar o número de acidentes fatais na avenida. Fica aqui um apelo para a colaboração de toda a sociedade. Não dá mais para repetir comportamentos como beber e dirigir, avançar o sinal vermelho e ultrapassar o limite de velocidade, colocando em risco a sua vida e a do próximo”, enfatizou o prefeito Dário Saadi.  

Advertisement

 

 

 

Advertisement

O lançamento foi realizado na Sala Azul do Paço Municipal e transmitido virtualmente. Participaram o presidente da Emdec, Vinicius Riverete; o secretário de Transportes, Fernando de Caires; o secretário de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública, Christiano Biggi; o Chefe de Gabinete da Prefeitura, Aderval Fernandes; o secretário de Comunicação, Luiz Guilherme Fabrini; o presidente da Câmara Municipal, José Carlos Silva; além do comandante do Comando de Policiamento do Interior Campinas (CPI-2), coronel Renato Nery Machado; e do comandante do 1º Subgrupamento de Bombeiros, capitão Luiz Fernando Baccin. 

 

 

Advertisement

 

O presidente da Emdec apresentou dados sobre a alta participação da Avenida JBD nos acidentes registrados em Campinas e o plano de ação da campanha. “Entre os 10 pontos que mais registraram acidentes, oito estão na Avenida JBD. Iremos atuar em diversas frentes, inclusive exibindo fotos de acidentes reais para chocar e impactar a população. Queremos mobilizar a sociedade para que, juntos, possamos zerar o número de mortes por acidentes na avenida”, disse Riverete.  

 

Advertisement

 

 

O secretário de Segurança Pública enalteceu o mapeamento da acidentalidade realizado pela Emdec e reforçou que “quando o condutor assume o risco de transgredir as leis de trânsito, coloca a sua vida e a das outras pessoas em risco. Iremos fortalecer a parceria entre a Emdec e as forças de segurança para apoiar a campanha e salvaguardar a vida da população”, disse Biggi.  

Advertisement

 

 

 

Advertisement

Segurança viária  

 

Durante toda a campanha, serão cerca de 40 blitze de educação e fiscalização, em diversos pontos da avenida, envolvendo dez veículos e uma equipe de 40 profissionais da Emdec, entre agentes da Mobilidade Urbana e educadores. Na segunda fase, as blitze terão o apoio da Guarda Municipal e da Polícia Militar. 

Advertisement

 

 

 

Advertisement

Uma estratégia de reforço da sinalização viária em todo o eixo da Avenida John Boyd Dunlop também integra a campanha “JBD: Morte Zerøno Trânsito”, com 122 novas placas no total. Serão 72 placas de advertência e regulamentação instaladas em onze pontos da avenida, incluindo indicação de velocidade máxima permitida, circulação de pedestres e ciclistas. Cinco pontos receberão 38 placas de sinalização educativa, alertando sobre os limites de velocidade, faixas de pedestres, semáforos e curvas perigosas. Outras 12 placas educativas no modelo lima-limão (fluorescentes) estão previstas. A escolha dos pontos é baseada na Unidade Padrão de Severidade dos acidentes (UPS), definida pelo Denatran, que representa a periculosidade da via.  

 

 

Advertisement

 

A campanha inclui, ainda, mapeamento de outras necessidades de melhoria na sinalização, geometria viária e acessibilidade; além de reforço dos equipamentos de fiscalização eletrônica em pontos com altos índices de acidentes, alta circulação de pedestres, potencial desrespeito à velocidade regulamentada e presença de polos geradores de tráfego.    

 

Advertisement

 

 

Também está prevista uma formação dos agentes da Mobilidade Urbana, em parceria com o Corpo de Bombeiros, para qualificar o acionamento dos órgãos de resgate e saúde, durante ocorrências de trânsito. Ações intersetoriais serão articuladas com o Legislativo, instituições de ensino e empresas. Outras iniciativas de conscientização serão programadas na etapa que antecede a operação dos Corredores e estações do BRT, a partir de junho.  

Advertisement

 

 

 

Advertisement

Comunicação e educação 

 

Para sensibilizar motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres, mensagens educativas de alto impacto serão divulgadas nas redes sociais e espalhadas em pontos da Avenida JBD com altos índices de acidentalidade. As peças alertam para o respeito à velocidade regulamentada e à sinalização viária, proteção da própria vida e a do próximo.  

Advertisement

 

 

 

Advertisement

No total, serão 40 banners, 40 faixas informativas, quatro painéis e outdoor digital. Também serão divulgados vídeos que evidenciam as consequências dos acidentes causados por excesso de velocidade. Uma mensagem alusiva à campanha será inserida nos relógios digitais espalhados pela cidade, com apoio da Setec (Serviços Técnicos Gerais).  

 

 

Advertisement

 

A mobilização envolve o Comitê de Segurança Viária da Emdec, o Comitê de Análise de Acidentes “Vida no Trânsito” e conta com o apoio técnico da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global (BIGRS), que está apoiando o município na área de segurança viária. O WRI Brasil fará uma inspeção na Av. JBD, no âmbito da Iniciativa Bloomberg, mapeando in loco as necessidades de melhoria da sinalização, desenho viário e acessibilidade. 

 

Advertisement

 

 

A BIGRS trabalha com as principais organizações mundiais de segurança viária para implementar atividades de segurança no trânsito e coordenar com atores governamentais e não governamentais do país. E enfatiza a busca por resultados e o uso de mecanismos de monitoramento e avaliação de alta qualidade para avaliar continuamente o progresso.  

Advertisement

 

 

 

Advertisement

 

 

Acesse, no site da Emdec (http://www.emdec.com.br/eficiente/repositorio/2022/28766.pdf), infográfico contendo dados preliminares de acidentalidade no município e na Av. JBD, em 2021. 

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare