Connect with us

Geral

Nota de pesar pela morte de Léa Ziggiatti, ícone da cultura campineira

Léa Ziggiatti

A Secretaria de Cultura e Turismo de Campinas lamenta o falecimento de Léa Ziggiatti Monteiro, grande incentivadora da cultura em Campinas. Ela faleceu nesta terça-feira, 16 de janeiro, aos 87 anos. Musicista formada em piano e flauta, Léa também foi jornalista, advogada e escritora. Por cinco décadas, foi mantenedora do Conservatório Carlos Gomes, em Campinas, criado por seus avós em 1927. O velório e sepultamento ocorreram na manhã desta quarta-feira, 17de janeiro, no Cemitério da Saudade.

Léa fundou e foi regente da Orquestra Experimental do Conservatório, de 1965 a 1985. Ajudou a fundar a Orquestra Sinfônica Universitária, em parceria com a Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), que mais tarde deu origem à Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, em 1970. Também escreveu peças e livros infantis, como “Gifredo, Anjinho das Reformas”.

“A cultura de Campinas está de luto pelo falecimento de Léa Ziggiatti, que deixa um legado para as futuras gerações, fazedoras de cultura”, lamentou a secretária Alexandra Caprioli. 

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare