Connect with us

Geral

Bairros Proença e Ponte Preta passam a contar com coleta mecanizada

imagem 248 scaled

Os bairros Proença e Ponte Preta passam a contar com coleta mecanizada de lixo a partir desta quarta-feira, dia 31 de março. O prefeito Dário Saadi e o secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulella, acompanharam o início da distribuição de 400 contêineres pelas ruas locais na noite de terça-feira, 30 de março. O investimento é de R$ 1,5 milhão. A medida beneficiará mais de 40 mil pessoas.

“O objetivo é tornar a coleta mais saudável do ponto de vista sanitário. O lixo não é mais colocado na calçada, o que evita que animais rasguem os sacos ou que sejam levados pela enxurrada em dias de chuva”, explicou Paulella. “É um processo de modernização da coleta. E é importante que as pessoas incorporem o novo modelo. Muda a qualidade de vida no bairro”, diz o secretário, lembrando que, agora, os moradores podem colocar o lixo a qualquer hora nos novos coletores. 
O prefeito Dário Saadi foi ver de perto o início da operação, com a colocação dos coletores. A ampliação da coleta mecanizada no Proença e na Ponte Preta faz parte do Plano dos 100 da atual Administração Municipal. Ele comemorou a expansão, que ganhará fôlego nos próximos anos. Na Parceria Público Privada (PPP) do Lixo está definido que toda a cidade passe a adotar o modelo de contêineres para coleta mecanizada em um prazo de cinco anos.

Agilidade e segurança

Advertisement

A coleta com contêineres também facilita o trabalho das equipes, dando mais rapidez e segurança, com o uso de braços basculantes que sobem os coletores até os caminhões de lixo. A higienização dos recipientes é automatizada e feita regularmente.

Ontem, o prefeito e o secretário também puderam acompanhar a limpeza dos contêineres. O processo é realizado em um caminhão especial, com braço basculante para subir e descer o contêiner, que fecha hermeticamente para a higienização, feita com água, sabão e produtos sanitizantes para eliminar microorganismos.

Agora, Campinas conta com 4.400 contêineres de coleta de lixo nos bairros do Centro, Cambuí, Proença, Ponte Preta, Chácaras Primavera, Distritos de Sousas, Joaquim Egídio, Barão Geraldo e também na Cidade Universitária.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare