3ª Conferência Municipal de Saúde Mental será realizada de sexta a domingo
A partir desta sexta-feira, 8 de abril, será realizada a 3ª Conferência Municipal de Saúde Mental de Campinas (CMSMC). O evento prossegue até domingo, dia 10, no campus 2 da PUC-Campinas.
O encontro será presencial, mas apenas os delegados eleitos em uma das cinco pré-conferências distritais e nas conferências livres poderão participar presencialmente.
“Existe grande expectativa com a realização da conferência após um hiato de 12 anos – a última foi realizada em 2010. A conferência, sempre convocada pelo Governo Federal, conta com a participação de usuários, profissionais e gestores de toda a rede de saúde mental desde o início de seu planejamento”, disse o coordenador da Saúde Mental da Secretaria de Saúde de Campinas, Marcelo Bruniera.
De acordo com ele, o encontro será fundamental para apontar o que deve ser aperfeiçoado e ampliado na rede municipal de saúde mental. “Após a conferência municipal, teremos a etapa macrorregional, a estadual e depois a nacional”, afirmou.
A conferência vai abordar a luta antimanicomial e a defesa do cuidado em liberdade, abordando os avanços e garantias dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) do SUS. Também serão discutidos financiamento, gestão, formação e participação social na garantia dos serviços de saúde mental, políticas de saúde mental e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia.
As atividades da 3ª Conferência acontecerão no Auditório Monsenhor Doutor Emílio José Salim e no bloco “A” do Centro de Ciências da Vida, no campus 2 da PUC-Campinas (Av. John Boyd Dunlop, Jardim Ipaussurama).