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Segurança viária e jornalismo: Workshop aborda melhores práticas

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Abrindo a programação do Movimento Maio Amarelo 2023, promovido pela Prefeitura Municipal de Campinas, com o apoio da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), ocorreu na quinta-feira, 4, o Workshop de Jornalismo em Segurança Viária Global 2023. A programação transcorreu entre 8h30 e 13h30, em hotel no bairro Cambuí. 

 

O workshop foi projetado pela Vital Strategies, uma organização global de saúde pública em parceria com a Iniciativa Bloomberg para a Segurança Viária Global (BIGRS). A visão dessas duas organizações defende que usar a palavra “acidente” leva a mídia influenciar sua audiência a aceitar os sinistros de trânsito como algo inevitável, ou resultado de “má sorte” ou “destino”. Esse raciocínio leva à sugestão aos jornalistas de usar as palavras sinistro ou colisão no lugar da palavra “acidente”. 

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Presente na abertura do evento, o presidente da Emdec, Vinicius Riverete, salientou que “Campinas é uma cidade privilegiada por contar com a duradoura parceria que mantém com a Iniciativa Bloomberg, que contribui com estratégias abrangentes, importantes para salvar vidas no trânsito”. Destacou, por exemplo, o uso da “gestão de velocidade, o que permite, com a redução do limite de 60 para 50 km em vias, reduzir o número de vítimas fatais por atropelamento em até 37%”. A velocidade excessiva, inadequada para a via, é a principal causa de sinistros de trânsito que resultam em ferimentos graves ou vítimas fatais. 

 

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Outros estudos sobre a cobertura dos meios de comunicação a respeito da segurança viária foram apresentados aos participantes do evento. Com destaque para o noticiário que mostra que quando pedestres ou ciclistas são feridos ou mortos a responsabilização da vítima é quase inevitável e encobre a devida responsabilidade que têm motoristas de cumprir as leis de trânsito, de seguir a sinalização. Muitas vezes a mídia não verifica, inclusive, se a sinalização está adequada. Um exemplo é o questionamento se a vítima estava ou não na faixa de travessia para pedestre na ocasião do sinistro. Pela lei se a faixa estiver a mais de 50 m do pedestre ele pode atravessar a via obliquamente sem fazer uso dela. 

 

Uma das conclusões do evento foi a respeito da polêmica instalação de radares. Tecnicamente, eles são as ferramentas mais eficazes para o gerenciamento de velocidades. Estudo recente do Banco Mundial foi apresentado mostrando que a fiscalização eletrônica está entre as medidas fundamentais na redução de vítimas graves ou fatais. O que também reduz muito o impacto dos gastos com saúde pública. 

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 Sugestões de pauta foram apresentadas pelos presentes ao final do evento, visando abordagens que adotem melhores práticas para o jornalismo que causem impactos positivos para a segurança viária. 

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