Geral

EMTU participa de campanha em apoio à Semana de Segurança no Trânsito no Terminal Prefeito Magalhães Teixeira, em Campinas

Nesta semana (18, 19 e 20 de setembro), no Terminal Magalhães Teixeira, em Campinas, três ações em apoio à Semana de Segurança no Trânsito com o tema “Descanse bem para conduzir com segurança”. No caso dos motoristas é necessário um  mínimo de 11 horas de repouso de um dia para o outro e um descanso de 30 minutos a cada quatro horas seguidas no volante. O objetivo é conscientizar a população sobre cuidados preventivos no trânsito, medidas de segurança que salvam vidas.

A ação contará com agentes do SEST Senat abordando os passageiros e motoristas no terminal, onde passarão orientações de condutas seguras e respeito ao pedestre, o ator mais vulnerável entre os envolvidos no trânsito. Está prevista também a distribuição de materiais alusivos ao tema, além de brindes.

“Nossa responsabilidade de gerenciar o transporte de milhares de passageiros nas regiões metropolitanas também inclui a preocupação com a segurança dos passageiros, pedestres e motoristas. Por isso, fazemos questão de apoiar essa iniciativa”, explica Paulo Reis, gerente de Marketing Institucional da EMTU.

Uma das principais dicas para trafegar com segurança no trânsito é o cuidado com o uso de celulares por parte dos motoristas durante a condução da viagem. Estão também entre as principais orientações a utilização do cinto de segurança, a atenção em caminhar na rua com o celular na mão e sempre atravessar na faixa de pedestre.

De acordo com os dados do Infosiga SP, sistema do Governo do Estado gerenciado pelo programa Respeito à Vida e coordenado pelo Detran-SP, o Estado de São Paulo apresentou queda de 7,7% no número total de mortes no trânsito, na comparação entre os oito primeiros meses do ano passado e o mesmo período deste ano. Foram 3.573 ocorrências de janeiro a agosto de 2022, contra 3.298 de janeiro a agosto de 2023. Ainda assim, em 2022, o trânsito foi a causa de 5.703 mortes. 

Sest Senat – Com mais de 150 unidades, o Sest Senat tem o objetivo de transformar a realidade dos trabalhadores do transporte e de seus dependentes, contribuindo para elevar a competitividade dos transportadores por meio da educação profissional e da promoção da saúde e da qualidade de vida. 

Evento – Semana de Segurança no Trânsito

Datas: 18, 19 e 20 de setembro

Horários: 08h30 às 12h

Local e endereço: Terminal Metropolitano Prefeito Magalhães Teixeira (Av. Lix da Cunha, 101 – Vila Industrial, Campinas – SP)

Sobre a EMTU

Vinculada à Secretaria dos Transportes Metropolitanos, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU) é controlada pelo Governo de São Paulo. Fiscaliza e regulamenta o transporte metropolitano de baixa e média capacidade nas cinco regiões metropolitanas do Estado: São Paulo, Campinas, Sorocaba, Baixada Santista e Vale do Paraíba / Litoral Norte. Juntas, as áreas somam 134 municípios, com transporte de aproximadamente dois milhões de passageiros metropolitanos por dia.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desabilite o AdBlock