Connect with us

Geral

EMTU participa de campanha em apoio à Semana de Segurança no Trânsito no Terminal Prefeito Magalhães Teixeira, em Campinas

sest

Nesta semana (18, 19 e 20 de setembro), no Terminal Magalhães Teixeira, em Campinas, três ações em apoio à Semana de Segurança no Trânsito com o tema “Descanse bem para conduzir com segurança”. No caso dos motoristas é necessário um  mínimo de 11 horas de repouso de um dia para o outro e um descanso de 30 minutos a cada quatro horas seguidas no volante. O objetivo é conscientizar a população sobre cuidados preventivos no trânsito, medidas de segurança que salvam vidas.

A ação contará com agentes do SEST Senat abordando os passageiros e motoristas no terminal, onde passarão orientações de condutas seguras e respeito ao pedestre, o ator mais vulnerável entre os envolvidos no trânsito. Está prevista também a distribuição de materiais alusivos ao tema, além de brindes.

“Nossa responsabilidade de gerenciar o transporte de milhares de passageiros nas regiões metropolitanas também inclui a preocupação com a segurança dos passageiros, pedestres e motoristas. Por isso, fazemos questão de apoiar essa iniciativa”, explica Paulo Reis, gerente de Marketing Institucional da EMTU.

Advertisement

Uma das principais dicas para trafegar com segurança no trânsito é o cuidado com o uso de celulares por parte dos motoristas durante a condução da viagem. Estão também entre as principais orientações a utilização do cinto de segurança, a atenção em caminhar na rua com o celular na mão e sempre atravessar na faixa de pedestre.

De acordo com os dados do Infosiga SP, sistema do Governo do Estado gerenciado pelo programa Respeito à Vida e coordenado pelo Detran-SP, o Estado de São Paulo apresentou queda de 7,7% no número total de mortes no trânsito, na comparação entre os oito primeiros meses do ano passado e o mesmo período deste ano. Foram 3.573 ocorrências de janeiro a agosto de 2022, contra 3.298 de janeiro a agosto de 2023. Ainda assim, em 2022, o trânsito foi a causa de 5.703 mortes. 

Sest Senat – Com mais de 150 unidades, o Sest Senat tem o objetivo de transformar a realidade dos trabalhadores do transporte e de seus dependentes, contribuindo para elevar a competitividade dos transportadores por meio da educação profissional e da promoção da saúde e da qualidade de vida. 

Advertisement

Evento – Semana de Segurança no Trânsito

Datas: 18, 19 e 20 de setembro

Horários: 08h30 às 12h

Advertisement

Local e endereço: Terminal Metropolitano Prefeito Magalhães Teixeira (Av. Lix da Cunha, 101 – Vila Industrial, Campinas – SP)

Sobre a EMTU

Vinculada à Secretaria dos Transportes Metropolitanos, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU) é controlada pelo Governo de São Paulo. Fiscaliza e regulamenta o transporte metropolitano de baixa e média capacidade nas cinco regiões metropolitanas do Estado: São Paulo, Campinas, Sorocaba, Baixada Santista e Vale do Paraíba / Litoral Norte. Juntas, as áreas somam 134 municípios, com transporte de aproximadamente dois milhões de passageiros metropolitanos por dia.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare