Connect with us

Indaiatuba

Secretaria de Cultura ressalta atrações realizadas em conjunto no balanço de 2018

imagem 101

Foto: Eliandro Figueira RIC/PMI

Dentre as diversas atrações culturais promovidas durante o ano pela Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria de Cultura, a programação natalina ganhou destaque com a ampliação dos eventos direcionados para toda a família na época mais festiva do ano, que foi denominado “Encantos de Natal”. Além da já tradicional Parada de Natal, que este ano atraiu cerca de 20 mil pessoas nos dois dias de apresentação, a secretaria promoveu o “Encantos de Natal pelo Mundo”.

“Foram duas apresentações dessa grandiosa atração que uniu praticamente todos os nossos corpos estáveis e alunos das oficinas culturais, com orquestra, coral, teatro e dança. Contamos a história do nascimento do menino Jesus, abordando também a magia do Papai Noel e do natal como um todo. Foi um show belíssimo e uma experiência enriquecedora que deu muito certo e atraiu mais de cinco mil pessoas. No próximo ano pretendemos ampliar as atrações culturais colaborativas entre os grupos da cidade e também de fora”, avaliou a secretária de cultura, Tânia Castanho.

Advertisement

Para 2019 ela anuncia mais novidades. “O nosso carnaval vai ganhar uma matinê de marchinhas, para que os pais possam levar as crianças para se divertirem tranquilamente. Também estamos planejando a realização de um Festival de Inverno, com diversas atrações culturais, além do fortalecimento das ações da cultura já tradicionais em Indaiatuba, como o Maio Musical e o Festival de Rock, além de muitas atrações que promovemos em parceria com o Governo do Estado e apoio de empresas privadas”, garantiu Tânia.

Com o objetivo de valorizar escritores e artistas locais, em 2018 a Secretaria de Cultura fez pequenas modificações nos regulamentos do Salão de Artes Visuais e do Prêmio Literário Acrísio de Camargo. Ambos concursos tornaram-se locais, permitindo a inscrição apenas de pessoas residentes em Indaiatuba. O prêmio literário passou a seu chamar “Prêmio Literário Acrísio de Camargo – Nova Geração” e pela primeira vez foi direcionado exclusivamente para jovens com idades entre 15 e 29 anos. O intuito foi dar mais oportunidades aos jovens, de acordo com o Estatuto da Juventude (Lei nº 12.852/2013).

ORQUESTRA

Advertisement

A Orquestra Sinfônica de Indaiatuba continua apresentando espetáculos inovadores que têm atraído cada vez mais público. Dentre as apresentações deste ano, se destacaram a segunda edição do Rock Sinfônico, com tributo à Pink Floyd, que lotou o Ciaei nas duas apresentações realizadas em junho; o espetáculo “Maresias”, com teatro de bonecos, uma apresentação especial para as crianças; e a ópera “Gianni Schicchi”, do compositor italiano Giácomo Puccini, realizada em parceria com o grupo Ópera Estúdio da Unicamp.

NOVAS OFICINAS CULTURAIS

Este ano a Secretaria de Cultura começou a oferecer novas modalidades de oficinas culturais para a população: ballet baby, para crianças entre 5 e 6 anos de idade, danças urbanas para jovens entre 12 e 17 anos e dança de salão. São 270 novos alunos integrando somente estas oficinas. No total são oferecidas 21 modalidades de oficinas culturais gratuitas, que somam cerca de 2.900 participantes.

Advertisement

PROGRAMA CAMINHO DAS ROSAS

Em setembro o Prefeito Nilson Gaspar (MDB) e a secretária de cultura, Tânia Castanho, anunciaram a implantação do “Programa Caminho das Rosas”, que consiste em uma rede de atenção para que mulheres em situação de risco ou violência consumada possam ser acolhidas de forma humanizada e orientadas sobre como proceder. O evento teve como tema “Relacionamento Abusivo: Sinais”.

Idealizadora do programa, Tânia Castanho ressaltou que os casos de violência contra a mulher são identificados principalmente nos serviços de saúde, de assistência social ou órgãos de segurança pública. “A vítima as vezes recorre a uma unidade de saúde e caso o médico identifique a violência, esse caso será inserido no sistema de proteção à mulher, um mecanismo de gestão da informação, nas secretarias de saúde, segurança e social”, explicou.

Advertisement

PÁSCOA ENCANTADA

A Secretaria de Cultura promoveu mais uma edição da ‘Páscoa Encantada’, com diversas atrações nos dias 10 e 17 de março. A ação contou com decoração temática em diversos pontos da cidade, apresentações de bandas da cidade, atividades infantis e Feira Gourmet, promovida pelas entidades da cidade e pelo Funssol (Fundo Social de Solidariedade).

SÃO JOÃO NA PRAÇA

Advertisement

A 2ª edição do São João na Praça aconteceu nos dias 09 e 16 de junho na praça Prudente de Moraes, que também foi decorada para a tradicional comemoração junina. O evento, que tem como objetivo resgatar a tradição das festas populares e típicas de rua, contou com a parte gastronômica e brincadeiras e danças típicas, apresentadas por alunos da rede municipal de ensino e também do Funssol.

PROJETO TOCAR E ENCANTAR

Em agosto foi lançado o Projeto “Tocar e Encantar” Indaiatuba no Ceu (Centro de Artes e Esportes Unificado) no Jardim São Conrado. Trata-se de um projeto da Forma Cultural aprovado pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet, que ensina música com oficinas de violão e flauta doce para crianças e jovens de 7 a 16 anos de idade, estudantes da rede pública de ensino. O projeto é realizado por meio de uma parceria com as Secretarias Municipais de Cultura e Educação, com o patrocínio da concessionária AB Colinas. Conta atualmente com 31 alunos, que são estudantes da Escola Estadual Prof. Antônio de Pádua Prado, no Jardim Morada do Sol e da Emeb Prof. Luiz Carlos Batista de Moura, no Jardim São Conrado.

Advertisement

PAPO JOVEM

Este ano a Prefeitura de Indaiatuba deu continuidade ao ‘Papo Jovem’ nas escolas, ação que tem como objetivo dar voz aos jovens e buscar propostas de interesse da comunidade que possam ser transformadas em políticas públicas. Ao todo o prefeito Nilson Gaspar (MDB) participou do bate-papo com 5.520 estudantes do ensino médio de 13 escolas visitadas, respondendo os questionamentos e ouvindo sugestões para a melhoria do município.

PARCERIA COM O GOVERNO DO ESTADO

Advertisement

Dentre as diversas ações culturais promovidas durante o ano pela Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria de Cultura, dois deles se destacaram pela importância no Estado de São Paulo. A secretaria conseguiu trazer para Indaiatuba o Encontro Regional de Teatro e Compartilhamento de Processos da Dança. A ação integra o Programa de Qualificação em Artes da Poiesis, cujo objetivo é promover a orientação artística de grupos de teatro e dança do interior, litoral e região metropolitana de São Paulo. Mais de 120 atores e 40 bailarinos de diversos municípios paulistas participaram do encontro e foram orientados pelo curador de teatro Sérgio Ferrara, um dos mais respeitados diretores de teatro do Brasil, e pelo curador de dança, Ismael Ivo, que também é bailarino, diretor do Balé da Cidade de São Paulo e do Teatro Municipal de São Paulo.

Outro evento de grande importância conquistado pela Secretaria de Cultura para o município foi a 4ª Mostra de Dança do Qualificação em Artes, sediada em Indaiatuba em setembro. Nos quatro dias de apresentação (27, 28, 29 e 30), o público teve a oportunidade de prestigiar os trabalhos desenvolvidos durante a orientação artística do Qualificação em Artes, que integra as atividades do programa Oficinas Culturais, gerenciado pela Poiesis (Organização Social de Cultura). Foram 13 apresentações de dança em diversos pontos da cidade.

Diferentemente das edições anteriores, este ano a Virada Cultural Paulista, promovida pelo Governo do Estado em alguns municípios paulistas, foi realizada em Indaiatuba nos dias 10 e 11 de novembro ao lado da Concha Acústica, no Parque Ecológico. Cerca de 15 mil pessoas prestigiaram os shows de Sarah e Guilherme, Banda Brexó, Karol de Souza, Curumin e Marina Lima no sábado; e Doctor Mars, Far From Alaska e Nação Zumbi, no domingo.

Advertisement

A população de Indaiatuba teve a oportunidade de prestigiar ainda outro eventos culturais promovidos por uma parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura e o Governo do Estado de São Paulo. Foram 25 apresentações realizadas por meio do Programa de Ação Cultural (Proac) e pelo menos seis atrações integrantes do Circuito Cultural Paulista, entre elas, peças teatrais, shows musicais, stand up, entre outros.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare