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Relatório aponta que Procon realizou mais de 100 mil atendimentos em 2021

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Para marcar o Dia Internacional do Consumidor, comemorado nesta terça-feira, dia 15 de março, o Procon de Campinas divulga o balanço anual com os dados de atendimentos realizados pelo órgão em 2021. 

 

Mesmo com todas as restrições pela pandemia de covid-19, o Procon Campinas superou a marca de 100 mil atendimentos. Foram 103.887 atendimentos realizados no total, sendo 44% por telefone, 29% por meios digitais, 25% presencialmente e  2% de atendimento no cartório do Procon (também pessoalmente). 

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Para acessar o balanço clique em:  https://procon.campinas.sp.gov.br/sites/procon.campinas.sp.gov.br/files/arquivos/RANKING%202021-14.03.2022%20-%20final.pdf

 

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Destaques

 

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Entre os destaques de 2021, apontados pelo PROCON Campinas estão: a inauguração da unidade de atendimento no Paço Municipal, do posto de atendimento em plantão no CIC – Vida Nova, a proposta de Ação Civil Pública na proteção de hipervulnerável e a retomada das audiências que estavam suspensas em razão da pandemia de covid-19.

 

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De acordo com a diretora do Departamento de Defesa do Consumidor (Procon), Yara Pupo, a realização de atendimentos na região central é um ganho para a população de Campinas. “O atendimento no Espaço Cidadão permite que o consumidor que busca o Paço Municipal para realizar outros serviços também possa buscar amparo do Procon na solução de problemas de consumo”, destacou.

 

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A unidade no Paço Municipal, que fica no Espaço Cidadão, nos primeiros seis meses de atividade realizou 3.185 atendimentos. Neste posto os atendimentos são realizados exclusivamente por agendamento, por meio do site https://cidadao.campinas.sp.gov.br.

 

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Outro fato relevante na proteção dos direitos do consumidor foi a obtenção na Justiça de uma liminar relacionada à concessão de empréstimos consignados, sem a anuência dos consumidores.

 

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“A medida é resultado de Ação Civil Pública proposta em razão da concessão de centenas de empréstimos consignados a aposentados sem autorização. A liminar continua vigente”, enfatizou a diretora do órgão.

 

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A retomada das audiências que estavam suspensas em razão da pandemia também foi destacada. Só neste ano foram realizadas 1.077 audiências em formato virtual pelos conciliadores do Procon.

 

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O início do atendimento em regime de plantão no CIC – Vida Nova desde o último mês de dezembro como ressaltado foi outra novidade incorporada ao serviço neste ano. O atendimento neste local também requer agenda prévia via telefone  (19) 3226-6161 ou (19) 3226-6889.

 

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Todos os endereços e horários de atendimento do Procon Campinas podem ser consultados no link: https://procon.campinas.sp.gov.br/atendimento.

 

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