Connect with us

Geral

Dicas para não cair em golpes na Black Friday

Dicas para não cair em golpes na Black Friday

Que tal ter algumas dicas para não cair em golpes na Black Friday? Lembrando que essa importante data ocorre hoje (24) e o Procon Campinas orienta os consumidores sobre boas práticas de compras para, inclusive, antecipar compras de Natal com desconto.

Confira abaixo todos os detalhes da matéria.

Dicas para não cair em golpes na Black Friday

Verifique se o produto desejado realmente está entre os itens da promoção. Confira também se a loja em que está interessado em fazer a compra possui endereço físico para eventuais problemas e se possui muitas reclamações de consumidores.

Advertisement

É possível consultar alguns dados da empresa na Junta Comercial ou site da Receita Federal. Dentre outros detalhes, veja se o site usa sistema de pagamento protegido. Mesmo que o site seja seguro, as senhas também devem ser. Use números, letras e símbolos.

Não repita a mesma senha em outros sites ou use algo muito fácil como aniversários, telefones, sobrenome ou outros dados que possam ser acessados se perder os documentos. Para evitar que os dados do cartão fiquem armazenados, é possível gerar um cartão virtual no aplicativo do banco para usar só em uma compra e apagar depois. 

Muito cuidado no momento da compra

No momento da compra, há vários cuidados a tomar, como conferir as características do produto como validade, indicação de uso, composição, quantidade, preço e frete e checar a política de trocas. Troca é diferente de garantia.

Advertisement

Os fornecedores não são obrigados a realizar uma troca porque o consumidor se arrependeu da cor escolhida, por exemplo. Mas se tiverem uma regra têm de cumpri-la. Já a garantia é o prazo concedido pela lei para reparo sem custo, é 30 dias para produtos não duráveis e 90 dias para os duráveis. 

No final da compra, os sites também enviam o resumo da compra pelo e-mail, mas por garantia, logo que terminar de fazer o pagamento, faça a captura da tela do celular ou do computador com a confirmação do pagamento e do resumo do pedido e salve.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare